emec

Dia Mundial da Saúde Mental: 6% da população brasileira pode ter depressão ou ansiedade

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Nesta quinta-feira o mundo vira os olhos para um dos grandes problemas do século: a saúde mental. Para se ter uma ideia, no Brasil, aproximadamente 11 milhões de pessoas sofrem com depressão ou ansiedade, totalizando cerca de 6% da população do país. O dia 10 de outubro – Dia Mundial da Saúde Mental, chama a atenção da comunidade para discutir políticas e debater sobre o atendimento fora de hospitais, destacando a necessidade da reabilitação psicossocial do indivíduo.

Além disso, é importante que a sociedade perceba que transtornos mentais são doenças. Isso significa que devem ser tratadas e diagnosticadas como qualquer outra. No entanto, esse tipo de enfermidade ainda é bastante banalizado e os pacientes sofrem com a falta de informação e acesso a tratamentos adequados.

Grande parte desses distúrbios começam aos 14 anos, mas a maioria dos casos não é detectada e tratada corretamente. O suicídio, abuso de drogas, álcool e depressão são as principais causas de mortes em pessoas entre 15 e 29 anos. Também deve-se ficar atento a quadros de transtornos alimentares, como bulimia e anorexia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a saúde mental não é um problema unicamente de saúde. Por isso, o tratamento não é realizado apenas com remédios, também é necessário o acompanhamento por uma série de profissionais como: psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e assistentes sociais. Eles ajudam o paciente na sua reabilitação psíquica, além de orientar, quando necessário, o uso de medicamentos.

Nesta data gostaríamos de felicitar a todos profissionais que trabalham na área de Saúde Mental, buscando sempre auxiliar aos enfermos que sofrem de doenças psicossociais e necessitam de ajuda no percurso para a reabilitação.

Conheça as Pós-graduações FGMED

As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação. A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 111 111.

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?