Por que fazer uma pós-graduação médica? - FGMED BERKELEY - Pós-Graduação Médica
0800 11 1111

Por que fazer uma pós-graduação médica?

Porque se busca uma qualificação, uma educação médica continuada!

Não! Não é para se registrar como especialista no CRM! Esta prerrogativa tem apenas os que fizeram residência médica, que foram aprovados nas provas de título de especialista ou que obtiveram alguma ordem judicial neste sentido.

A verdade é que as pós-graduações médicas, quando ministradas por um qualificado e reconhecido corpo docente, se apresentam como uma incontestável e eficiente forma de educação continuada. E com o reconhecimento do MEC.  

Uma pesquisa feita entre nossos alunos mostrou que a maior parte deles (algo próximo de 75% da amostra) já são especialistas em alguma área, mas buscam um aprendizado contínuo nas ciências médicas. 

“Sou neurologista e amo minha especialidade. Não pretendo jamais abandoná-la. Mas percebo um aumento frequente de transtornos de ansiedade e depressão em minhas pacientes. Por isso resolvi fazer o curso de Psiquiatria. Estou muito satisfeito pois, hoje, consigo entender e atender muito melhor”, disse um dos nossos alunos de Psiquiatria (Turma de Belo Horizonte/MG).

Em Belém/PA, uma pediatra, aluna do curso de pós-graduação em Endocrinologia relatou: “Trabalho numa cidade de médio porte com pediatria geral, e ainda dou um plantão de clínica geral toda semana. Fiz uma excelente residência em Pediatria mas o aprendizado que tenho tido no curso de Endocrinologia, tanto com os excelentes professores, como com os colegas de turma, me permite atender e orientar melhor todos os meus pacientes, adultos e crianças.”

Alguns alunos da pós de Psiquiatria reconhecem a Educação Médica Continuada como uma forma de autoconhecimento. “Sou cirurgião cardíaco. Tive uma crise de ansiedade há 2 anos atrás. Relutei, mas procurei um Psiquiatra. A partir daí comecei a me interessar pelo assunto e comecei a fazer a pós de Psiquiatria. Entender o problema que tive me faz, inclusive, preveni-lo muito mais. Além disso, me sinto mais seguro para orientar outros colegas que passaram e passam pela mesma situação que passei”, diz um aluno de Psiquiatria de São Paulo/SP.

A busca de muitos médicos por conhecimento é tanta que alguns já fizeram vários cursos conosco. “Fiz Medicina do Trabalho, Pediatria, Neonatologia e agora estou fazendo a de Oftalmologia. E se aparecer outra, eu faço! Gosto de estudar, não pretendo parar nunca. Isso sem falar nos grandes amigos que fiz pelas turmas que passei! Cada fim de semana de aula é pra mim um momento de muita alegria”, diz um aluno que mora em Manaus/AM.

Muitas Faculdades de Medicina ainda não contemplam em suas grades curriculares temas específicos, como é o caso da Medicina do Trabalho. Neste caso, a pós-graduação entra como uma forma de suprir a lacuna de conhecimento que a faculdade deixou. “Moro no interior do Pará. Saí da faculdade sem nunca ter estudado Medicina do Trabalho, e esse foi justamente o mercado que me acolheu quando me formei. Exerci a especialidade por dois anos mas sempre na dependência e tutoria de outros colegas da empresa. Hoje é diferente. O curso de Medicina do Trabalho me abriu a visão sobre minha atividade profissional e pretendo fazer a prova de título tão logo seja possível. Aprendi muito com os professores e também com a troca de experiências com os colegas de turma”, diz um aluno de Medicina do Trabalho em Belém/PA.

É verdade também que muitos de nossos alunos, usando apenas das possibilidades permitidas nos próprios editais das sociedades médicas, já obtiveram êxito nas respectivas provas de título e se tornaram especialistas reconhecidos pelo CFM. Mas fazer um

Programa Teórico-Prático de Educação Médica Continuada vai além disso! O conhecimento médico não para de crescer. E cresce numa velocidade cada vez maior. O aprendizado médico há muito tempo que deixou de ser uma tarefa apenas dos jovens profissionais. Hoje, aprender a medicina é uma tarefa diária, que independente da idade do médico. Este profissional deve se atualizar sempre. Sempre!

Assim, os Programas de Educação Médica Continuada ministrados por reconhecidos professores é uma eficiente e incontestável forma de atualização e aprendizado. 

Para os médicos, o conhecimento é um grande diferencial. Educação Médica Continuada é conhecimento! Diferencie-se você também! Faça como os mais de 10.000 alunos que já estudaram conosco. Faça uma pós! Venha planejar sua carreira profissional conosco!

 

FGMED – Educação Médica Continuada