emec

Cientistas descobrem glândulas salivares próximas ao cérebro

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Recentemente, médicos holandeses encontraram um conjunto desconhecido de glândulas salivares escondidas no interior da caixa craniana humana. Ou seja, durante anos essas células nas glândulas não haviam sido descobertas. A pesquisa foi liderada pelos médicos Wouter Vogel, oncologista, e pelo cirurgião Matthijs Valstar.

Segundo eles: “Pelo que sabíamos, as únicas glândulas salivares ou mucosas da nasofaringe eram microscopicamente pequenas”. Os cientistas informaram que até mil glândulas desse tipo podem estar espalhadas pela mucosa. “Então, imagine nossa surpresa quando encontramos [as duas glândulas maiores].

A descoberta se deu enquanto os médicos examinavam cerca de 100 pacientes com câncer de próstata. Durante um exame completo, chamado PSMA PET/ CT, em conjunto com injeções de glicose radioativa foi possível destacar os tumores no corpo. Atrás da nasofaringe, foram localizadas um conjunto de glândulas até então eram desconhecidas.

Nosso próximo passo é descobrir como podemos poupar melhor essas novas glândulas e em quais pacientes“, explicou Vogel. “Se pudermos fazer isso, os pacientes poderão sentir menos efeitos colaterais, o que beneficiará sua qualidade de vida geral após o tratamento.”

Por último, os pesquisadores admitem que pesquisas adicionais são necessárias. A descoberta pode revelar um local a ser evitado durante tratamentos de radiação que são realizados em pacientes com câncer. Afinal, as glândulas salivares são altamente suscetíveis a danos da terapia.

Conheça as Pós-graduações FGMED

As pós-graduações do FGMED são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?