Como evitar a fadiga causada pelo teleatendimento? -

Como evitar a fadiga causada pelo teleatendimento?

O medo da exposição ao coronavírus fez com que profissionais e pacientes investissem na telemedicina. Os atendimentos virtuais à distância são uma excelente estratégia para facilitar o atendimento remoto, trocar informações em tempo real, e interagir com pacientes e outros profissionais de saúde.

Apesar da praticidade do serviço, a fadiga pelo uso das plataformas digitais tornou-se uma realidade na vida dos médicos que atendem on-line. Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Stanford denomina o problema como “fadiga do Zoom”, em referência à plataforma de videochamadas Zoom – um dos muitos serviços na área que cresceu durante a pandemia. As principais causas desse tipo de fadiga são:

  1. Cansaço visual por olhar a tela à curta distância;
  2. Olhar a própria imagem todo o tempo (o chamado “efeito espelho”);
  3. Mobilidade reduzida;
  4. Excesso de comunicação não verbal (gestos, expressões etc.).

A questão é preocupante porque a fadiga pode levar a doenças crônicas, esgotamento e problemas de saúde mental. Diante dessa situação, o site Best Counseling Degree reuniu dicas para evitar ou diminuir a fadiga ocasionada pelos teleatendimentos. As sugestões são pensadas para terapeutas, mas também valem para médicos que atendem on-line:

  1. Faça pausas: separe 5 a 10 minutos entre as consultas para levantar-se, beber água, alongar-se e tirar um pouco os olhos da(s) tela(s);
  2. Cuide de si: estar atento e cuidar dos outros é tão cansativo quanto expor-se por horas às plataformas. Por isso, procure alguém para conversar, como um terapeuta;
  3. Gerencie seu tempo: O teleatendimento garante flexibilidade à rotina, o que demanda bastante organização para não deixar o trabalho ocupar mais tempo do seu dia do que deveria. Por isso, separe um espaço na agenda para uma boa alimentação, descanso, exercícios físicos e lazer;
  4. Esteja confortável: Certifique-se de que o ambiente para os teleatendimentos é ergonômico e confortável. Invista em uma boa cadeira e suporte para o computador/dispositivo, e mantenha uma boa postura durante as consultas virtuais.

Gostou das dicas? Para saber mais sobre o tema, baixe gratuitamente o nosso e-book “Telemedicina: como obter sucesso em atendimentos à distância” clicando aqui.

Conheça as Pós-graduações FGMED

As pós-graduações do FGMED são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão. Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 111 111 ou (11) 97159-0071 (WhatsApp).