emec

Mini fígados desenvolvidos em laboratório são transplantados com sucesso em ratos

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Cientistas da Universidade de Pittsburg criaram mini fígados a partir de células da pele humana e conseguiram transplantá-los com êxito para ratos. O estudo comprova que a tecnologia de biofabricação pode ajudar a acabar com a escassez de órgãos, acelerando assim o processo de transplante, além de reduzir seus custos.

A pesquisa foi publicada na terça-feira (2), em um artigo no Cell Reports e, segundo os cientistas, os órgãos sobreviveram por quatro dias nos ratos. O líder da pesquisa, Alejandro Soto-Gutierrez, afirmou que “Ver aquele pequeno órgão humano dentro do animal foi muito legal… Esta coisa que parece um fígado e funciona como um fígado veio das células da pele de alguém”.

Os fígados foram criados através de hormônios e produtos químicos, até que se tornarem células do fígado, sendo cultivadas na sequência. Os pesquisadores acreditam que esse teste ajudou a mostrar que é possível reduzir temporariamente a insuficiência hepática, estendendo a vida dos pacientes enquanto aguardam na fila de espera por um órgão. “O objetivo a longo prazo é criar órgãos que possam substituir a doação de órgãos, mas no futuro próximo, vejo isso como uma ponte para o transplante”, finaliza o patologista e líder da pesquisa, Gutierrez.

Conheça as Pós-graduações FGMED

As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?