emec

Pneumologia: Porque escolher esta especialidade

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Por definição, a Pneumologia é a especialidade médica que trata patologias relacionadas à respiração. O especialista nesta área é responsável por diagnosticar e tratar doenças respiratórias como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), pneumonia, entre outras. 

Por este motivo, é importante que o médico que escolher este segmento tenha interesse pela anatomia, fisiologia e patologia dos pulmões.

A área da Pneumologia está intimamente relacionada com a Medicina Nuclear e Radiologia, além de correlacionar-se com fisioterapia e enfermagem.

 

Principais doenças estudadas na pneumologia

O pneumologista investiga doenças relacionadas com o mecanismo do aparelho respiratório e toda sua estrutura, incluindo, pulmões, traqueia e brônquios.

As principais patologias tratadas por este especialista são: a Pneumonia, a tuberculose, a Enfisema Pulmonar, a Asma, os Tumores pulmonares, a Insuficiência respiratória, as Bronquites e Pleurisias.

As doenças respiratórias são muito graves e podem levar à morte tanto crianças como adultos, principalmente no período atual, devido a pandemia, onde pessoas com doenças respiratórias fazem parte de um dos grupos de riscos da COVID-19.

Um dado importante, segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, é que as infecções respiratórias são a terceira causa mundial de morte em adultos, sendo a pneumonia a principal delas.

 

Oportunidades da área

Existem diversas oportunidades de atuação para o pneumologista. O médico pode se especializar em somente um tipo de doença, ou escolher uma faixa etária específica, como médicos pneumologistas que atuam com geriatria, ou pediatria.

A atuação pode ser ambulatorial ou hospitalar. Esse profissional também pode se envolver no condicionamento cardiopulmonar de atletas ou no diagnóstico e tratamento de pacientes portadores de alergias respiratórias.

 

Especialize-se na área

Conheça as pós-graduações na área de Pneumologia do FGMED. No curso, você irá aprofundar o conhecimento sobre a área, com fundamentos teóricos e práticos relacionados ao assunto. As especializações FGMED são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor.

Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 111 111 ou (11) 97159-0071 (WhatsApp).

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?