Toxicologia Médica

Apresentação

A Especialização Médica em nível de Pós Graduação Lato Sensu de Toxicologia Médica é a nova subespecialidade médica, assim definida pela Resolução CNRM nº. 14, de 18 de julho de 2022, voltada à prevenção de danos à saúde decorrentes da exposição a agentes químicos de origem natural e sintética (xenobióticos) e toxinas animais, promoção e recuperação da saúde após intoxicações por agentes químicos de origem natural ou sintética, garantindo benefícios ao paciente, respeitando a autonomia, sem causar maleficência e com equidade. Assim, o médico toxicológico, além de tratar da dependência química, também deve dominar os princípios básicos da toxicologia como ciência para estar apto a enfrentar as mais diversas complicações possíveis oriundas das intoxicações.

Renato-Kaufman

Prof. Dr. Renato Kaufman
Coordenador

432 horas

12 meses

Habilitar o médico na área da Toxicologia Médica para a prevenção de danos à saúde decorrentes da exposição a agentes químicos de origem natural e sintética (xenobióticos) e toxinas animais, promoção e recuperação da saúde após intoxicações por agentes químicos de origem natural ou sintética, garantindo benefícios ao paciente, respeitando a autonomia, sem causar maleficência e com equidade. Habilitar o médico a dominar os princípios básicos da Toxicologia como ciência.

  • Diagnóstico e avaliação toxicológica clínica
  • Multidisciplinariedade toxicológica profissional
  • Princípios básicos de toxicologia, toxicocinética e toxicodinâmica
  • Tratamento toxicológico
  • Epidemiologia das intoxicações
  • Complicações toxicológicas
  • Dependência química e uso de substâncias ilícitas (aspectos médicos e psicossociais)
  • Toxicologia e medicina reprodutiva
  • Toxicologia pediátrica e neonatal
  • Sistemas de registro e teleconsultoria em toxicologia médica
  • Bioestatística, biossegurança e bioética
  • Direito médico e ética médica
  • Metodologia da pesquisa científica
  • Didática de ensino superior

Ao concluir o presente curso, este profissional estará plenamente apto a lecionar em universidades, exercer a função de pesquisador em instituições, atuar em consultório particular, enfermarias e setor de emergências (plantões médicos). Poderá também atuar no matriciamento da saúde mental (CAPS, NASF), exclusividade da saúde da família. No setor público, poderá atuar em hospitais, unidades de saúde ou ambulatórios e/ou participar de concursos públicos, conforme edital dos mesmos.

Diploma de graduação em Medicina

Certificado com validade nacional
Reconhecida Qualidade Pelo Ministério da Educação
Outorga título acadêmico de Especialização
Qualifica o pleno exercício da especialidade
Avançado sistema virtual de aprendizagem
Corpo docente 100% composto por doutores e mestres
Suporte pedagógico 24hs
Encontros presenciais semanais, mensais ou bimestrais aos finais de semana

Manifestação de Interesse

    Curso com

    Treinamento

    Prático

    Este programa de Especialização Médica inclui módulos de treinamento teórico-prático, além de atividades simuladas, em Psiquiatria Infantil realizados em Hospitais (parceiros ou próprios), em Clínicas (credenciadas) e/ou no seu local de exercício profissional, mediante Estágio Supervisionado, conforme o caso e Regulamento específico.

    Este programa proporciona ao egresso a oportunidade única de qualificar-se profissionalmente como um Pós-Graduado na área da Psiquiatria Infantil, podendo exercer sua profissão de forma plena. 

    +

    Habilitação

    Profissional

    Venha você também qualificar-se conosco!