emec

Universidades do Paraná desenvolvem apoio a diagnóstico de Covid-19 com raio-x

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Três universidades do Paraná criaram um método de apoio que ajuda a diagnosticar a pneumonia. O método, onde é utilizada uma inteligência artificial usada em procedimentos de raio-x, pode ajudar na detecção de Covid-19. Os cientistas registraram uma taxa de assertividade de 90% de detecção da doença.

O estudo está sendo desenvolvido está sendo por um grupo de pesquisadores de três instituições: Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Campo Mourão (UTFPR-CM).

Em um cenário mais caótico, um sistema como este poderia ser útil em um momento de primeira triagem. Ou do pessoal que está no interior e precisa ser encaminhado para outros locais para ter diagnóstico mais apropriado. Tomografia é exame mais caro, mais custoso e talvez demore mais”, acrescenta Carlos Silla, um dos orientadores da pesquisa.

Os pesquisadores querem apresentar o projeto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) com a finalidade de firmar parcerias com hospitais. O sistema se aprimora na medida em que são analisadas mais imagens. Até o momento, foram avaliadas 1.144 imagens de pneumonias. Porém, com o aumento da base de dados a taxa de acerto também pode ser ampliada.

Conheça as Pós-graduações FGMED

As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?