Especialização | Pós-Graduação em Medicina do Trabalho | FGMED - Pós-Graduação Médica
0800 11 1111

Medicina do Trabalho 

Apresentação

A Medicina do Trabalho, área médica que atua sobre o binômio Saúde/Trabalho, exige uma formação geral em Medicina e amplo conhecimento em diversas outras áreas. Desempenha papel relevante na melhora da qualidade de vida e da performance profissional do trabalhador, nos aspectos físicos, instrumentais, técnicos, sociais e organizacionais. Compete a este profissional o desenvolvimento de assessorias técnicas, a realização de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças, reabilitação, assistência nos serviços de saúde, a realização de auditorias e fiscalização das condições de saúde e segurança no trabalho, avaliação da capacidade laborativa para concessão de benefícios ou indenizações, reabilitação, dentre outras habilidades. Sua regulamentação está prevista no Art. 156, da CLT e nas NRs 4 e 7 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Renato-Kaufman

Prof. Dr. Renato Kaufman
Coordenador

432 horas

 6 meses

A Medicina do Trabalho tornou-se especialidade médica por meio da Resolução nº. 1.634 do Conselho Federal de Medicina, de 11 de abril de 2002. A formação em Medicina do Trabalho da  FGMED é o primeiro e único Curso de Pós-Graduação, na área, já adaptado aos novos conteúdos exigidos pela ANAMT/AMB no último edital para a prova de títulos.

Os cursos da FGMED estão devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação e são destinado aos profissionais graduados na área das Ciências Médicas. A formação visa a aprimorar a atuação do profissional por meio de fundamentos teóricos e práticos simulados da área, a fim de capacitá-lo a atuar com as complexidades inerentes da especialidade, promovendo assim uma melhor qualidade dos serviços médicos prestados.

Trata-se de uma importante fonte de conhecimento para os médicos que já atuam, ou que pretendem atuar, na seara da saúde do trabalho. Além disso, traz uma forte ênfase prática à cada disciplina. Por se tratar de um novo e promissor campo de atuação profissional, as perícias médicas na Justiça do Trabalho terão especial destaque dentro das disciplinas do curso.

A primeira aula terá como disciplina “Dúvidas acerca do exercício da Medicina do Trabalho”, que visa, além da aplicação de tópicos importantes, sanar todas as dúvidas que ainda pairam sobre a legalidade do curso de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho. Entre o assuntos estão: atuação profissional do médico dentro da saúde ocupacional, pré-requisitos para realização da prova de título de especialista em Medicina do Trabalho, entre outros.

O presente Curso de Especialização Acadêmica em Medicina do Trabalho não implica na habilitação do egresso ao registro da Especialidade junto à Associação Nacional de Medicina do Trabalho, porém toda a formação envolve temas da prova de habilitação. Preenchendo assim, os requisitos exigidos pela ANAMT. O aluno da FGMED poderá submeter-se à sua prova de admissão, com a finalidade de obter o Título de Especialista em Medicina do Trabalho da ANAMT.

As seguintes competências são tratadas na especialidade médica:

(A) Compreender as relações sociais que determinam a organização dos processos produtivos e suas consequências sobre a saúde dos trabalhadores, consumidores e sobre o ambiente;

(B) Elaborar e implementar programas de promoção da saúde dos trabalhadores;

(C) Realizar prevenção, diagnóstico e tratamento de acidentes do trabalho;

(D) Realizar prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças do trabalho;

(E) Realizar prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao trabalho;

(F) Reconhecer os fatores de risco para a saúde presentes no trabalho;

(G) Formular e implementar políticas e gerenciar as ações de Saúde do Trabalhador;

(H) Planejar e desenvolver programas, atividades e ações de Vigilância da Saúde no Trabalho;

(I) Avaliar a capacidade para o trabalho em situações periciais;

(J) Estabelecer o nexo e ou relação entre a doença e as condições de trabalho;

(K) Produzir e divulgar conhecimentos técnico-científicos em saúde e trabalho

(L) Elaborar protocolos e normas de procedimentos em saúde e trabalho;

(M) Assumir a condução de seu próprio processo de educação permanente.

  • Epidemiologia
  • Bioestatística
  • Ética médica em saúde e trabalho
  • Patologia do trabalho: acidente e doenças do trabalho
  • Controle de saúde dos trabalhadores da saúde
  • Direito nacional e internacional em saúde e trabalho
  • Higiene do trabalho
  • Toxicologia ocupacional
  • Segurança no trabalho
  • Saúde ambiental, poluição ambiental e saneamento do meio
  • Gestão em saúde, segurança e meio ambiente
  • Políticas públicas em saúde e trabalho
  • Vigilância em saúde e trabalho
  • Ergonomia
  • Promoção da saúde no trabalho
  • Perícia em saúde e trabalho
  • Reabilitação e retorno ao trabalho
  • Didática de ensino superior
  • Metodologia da pesquisa científica
  • Seminário de socialização dos TCC’s

Ao concluir o presente curso, este profissional estará plenamente apto a lecionar em universidades, exercer a função de pesquisador em institutos e laboratórios, gerenciar unidades de saúde ou combinar mais de uma dessas atividades. No setor público, poderá atuar em hospitais, unidades de saúde ou órgãos de fiscalização, e/ou participar de concursos públicos, conforme edital dos mesmos.

Pré-Requisitos:

Diploma de graduação em Medicina
Registro no CRM

Mídia:

Certificado com validade nacional
Reconhecida excelência pelo Ministério da Educação
Outorga somente título acadêmico de especialista
Qualifica o pleno exercício da especialidade
Avançado sistema virtual de aprendizagem
Corpo docente 100% composto por doutores e mestres
Suporte pedagógico 24hs
Encontros presenciais semanais, mensais ou bimestrais aos finais de semana

Manifestação de Interesse

Curso com

Treinamento

Prático

Este programa de Especialização Médica inclui módulos de treinamento teórico-prático, além de atividades simuladas, em Medicina do Trabalho realizados em Hospitais (parceiros ou próprios), em Clínicas (credenciadas) e/ou no seu local de exercício profissional, mediante Estágio Supervisionado, conforme o caso e Regulamento específico.

Este programa proporciona ao egresso a oportunidade única de qualificar-se profissionalmente como um Pós-Graduado na área da Medicina do Trabalho, podendo exercer sua profissão de forma plena. 

+

Habilitação

Profissional

Logo MEC

Curso Livre ou de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, com excelência devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação e em conformidade com a Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o Decreto nº. 9.057, de 25 de maio de 2017, o Decreto nº. 9.235, de 15 de dezembro de 2017, a Resolução MEC/CNE/CES nº. 01, de 06 de abril de 2018, a Portaria Normativa nº. 11, de 20 de junho de 2017 e as Notas Técnicas MEC/CNE/CES nº. 386 e nº. 388, ambas de 21 de junho de 2013.

Venha você também qualificar-se conosco!