Na última quarta-feira (29/11), após 24 anos, o Ministério da Saúde publicou uma atualização na lista de doenças relacionadas ao trabalho. A pasta incluiu 165 novas patologias, que vão desde o burnout, abuso de drogas, depressão, ansiedade e até tentativa de suicídio. Agora a lista conta com 347 doenças ocupacionais.
Entre 2007 e 2022, o Sistema Único de Saúde (SUS) atendeu quase 3 milhões de casos de doenças ocupacionais. “A maior parte das notificações, 52,9%, foi relativa a acidentes de trabalho grave”, segundo o Ministério da Saúde.
Nos últimos 15 anos, o SUS atendeu cerca de 3 milhões de casos de doenças ocupacionais!
Síndrome de Burnout na carreira médica
Ser médico é uma vocação. Mas nem todos têm consciência dos desafios e questões emocionais que essa profissão pode trazer.
A Síndrome de Burnout, também conhecida como estresse ocupacional, é um estado de exaustão mental, física e emocional, caracterizado por sentimentos de esgotamento profissional. Embora possa se manifestar em qualquer tipo de profissão, algumas áreas correm um risco maior, devido à natureza do trabalho a que são expostas.
A Síndrome de Burnout é uma realidade enfrentada por muitos médicos no Brasil, e é essencial darmos cada vez mais atenção a este assunto.
A pressão constante, longas jornadas de trabalho, demandas emocionais intensas e o sistema de saúde desafiador podem levar ao esgotamento físico e mental.
Os médicos, que dedicam suas vidas a cuidar dos outros, também precisam de cuidado e atenção!
Especialize-se!
Conheça os cursos de Pós-Graduação do FGMED.
As especializações FGMED são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título.
Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.
Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato diretamente com um consultor via WhatsApp.
Veja também: Médicos cuidam da própria saúde? Um olhar sobre o autocuidado entre os profissionais da saúde.