Por definição, o cuidado ao paciente idoso é o foco de ambas as especialidades. Nesta fase da vida, são muitos os desafios e complexidades, os quais exigem uma abordagem abrangente por parte dos profissionais de saúde. De forma interdisciplinar, a Geriatria e Gerontologia podem trabalhar para promover a saúde e o bem-estar desse grupo da população que tem necessidade por um cuidado especializado.
É comum existirem dúvidas sobre as diferenças entre Geriatria e Gerontologia e as suas respectivas funções. Neste artigo, exploraremos o que há de distinto entre essas duas especialidades.
O que é a Geriatria?
A Geriatria é uma especialidade médica que se concentra no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças em pessoas idosas. Os médicos geriatras são capacitados para lidar com as complexidades do envelhecimento, incluindo questões médicas, funcionais, psicossociais e ambientais. São qualificados no manejo de condições crônicas, polifarmácia (uso de múltiplos medicamentos), fragilidade e síndromes geriátricas.
Também faz parte da atuação dos geriatras o fornecimento de cuidados paliativos e a promoção da qualidade de vida dos pacientes idosos, considerando suas necessidades individuais.
Algumas das principais condições tratadas por médicos geriatras são:
- Doença de Alzheimer
- Hipertensão arterial
- Diabetes
- Insuficiência cardíaca
- Osteoporose
- Artrite reumatoide
- Doença de Parkinson
- Insuficiência renal crônica
O que é a Gerontologia?
A Gerontologia é um campo interdisciplinar que estuda o envelhecimento, abrangendo aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Diferente da Geriatria, que é uma especialidade médica, a Gerontologia permite que profissionais de diversas áreas da saúde atuem de acordo com sua formação.
O principal foco da Gerontologia é a promoção de um envelhecimento saudável e com qualidade de vida. São elaboradas estratégias de intervenção e de suporte para facilitar a adaptação dos idosos às mudanças que acompanham o envelhecimento, sejam elas físicas, emocionais ou sociais. A Gerontologia também está diretamente relacionada com a criação de políticas públicas e programas sociais que visam melhorar a qualidade de vida dos idosos.
Diferentemente da Geriatria, que se concentra no cuidado clínico direto, a Gerontologia adota uma abordagem mais ampla, analisando como os diferentes aspectos da vida influenciam o processo de envelhecimento.
Oportunidade para qualificação
Agora que você já sabe a diferença entre as áreas, comentaremos sobre um ponto muito importante para quem pensa em qualificar-se em Geriatria e Gerontologia.
Existe um fator relevante que pode influenciar positivamente a decisão dos profissionais que pensam em capacitar-se nessas especialidades: de acordo com o Censo de 2022, 10,9% da população brasileira tem 65 anos ou mais, e estima-se que, em 2060, 25% da população estará nessa faixa etária.
Os dados evidenciam o acelerado envelhecimento da população brasileira. Com isso, haverá uma demanda muito grande por cuidados de saúde voltados a esse grupo demográfico, destacando a necessidade crescente por profissionais qualificados, capazes de fornecer um atendimento efetivo à população idosa.
Outro fato que pode ser levado em conta é a quantidade de profissionais que atuam na especialidade atualmente no país. Há uma razão muito baixa de médicos geriatras no Brasil: apenas 1,25 a cada 100 mil habitantes.
Essa é uma oportunidade para médicos que querem avançar em sua jornada profissional e atuarem em uma especialidade com boas perspectivas futuras, grande procura e poucos profissionais qualificados no mercado.
Especialize-se!
Conheça o curso de Pós-Graduação em Geriatria e Gerontologia do FGMED.
As especializações FGMED são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título.
Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.
Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato diretamente com um consultor via WhatsApp.
Veja também: Subáreas da Radiologia: Conheça as Principais.