Um grupo de cientistas do Reino Unido afirma que pode ter encontrado um medicamento eficaz para reduzir a fatalidade em casos graves de Covid-19. Segundo os pesquisadores Universidade de Oxford a dexametasona (corticoide) seria o primeiro medicamento a reduzir as mortes por coronavírus.
O estudo é parte da iniciativa Recovery, que foi criada em março e promove ensaios clínicos randomizados e controlados em hospitais britânicos. A nova pesquisa teve os resultados divulgados nesta terça-feira (16), porém ainda não foi publicado em nenhuma revista científica, mas já traz discussões em todo o mundo.
Cerca de 2100 pessoas participaram do estudo com a dexametasona aplicada em doses moderadas. Outras 4300 pessoas receberam o tratamento padrão, sem o medicamento. De acordo com a pesquisa, os pacientes em estado grave apresentaram melhora considerável.
“Esses resultados preliminares do estudo Recovery são muito claros — a dexametasona reduz o risco de morte em pacientes com complicações respiratórias graves“, afirmou Martin Landray líder da pesquisa e professor de medicina e epidemiologia da Universidade de Oxford.
“A Covid-19 é uma doença global. É fantástico que o primeiro tratamento demonstrado para reduzir a mortalidade esteja instantaneamente disponível em todo o mundo“, finaliza Martin.
Conheça as Pós-graduações FGMED
As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.
Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.