Um estudo publicado recentemente revelou que os genes relacionados à infecção pelo novo coronavírus se mostraram ativos em embriões humanos desde a segunda semana de gravidez. A descoberta foi publicada nesta semana na revista Royal Society Open Biology. Estiveram envolvidos no estudo a Universidade de Cambrigde, no Reino Unido, e o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos Estados Unidos.
Os cientistas encontraram nos embriões os padrões de expressão dos genes ACE2 (responsável por gerar o código genético para o receptor que se liga ao novo coronavírus) e TMPRSS2, que dá o código para uma molécula que quebra o receptor ACE2, além da proteína spike (espícula) do vírus.
Segundo a pesquisa, isso mostra que embriões podem ser suscetíveis a ter Covid-19, caso as mães estejam infectadas. Porém, como o novo coronavírus afetaria a gravidez ainda é incerto. “Para saber se isso [a infecção em embriões] realmente poderia acontecer, agora é muito importante saber se as proteínas ACE2 e TMPRSS2 são produzidas e estão posicionadas corretamente nas superfícies das células“, afirma a líder do estudo, Zernicka-Goetz. “Se esses próximos passos também estiverem ocorrendo, é possível que o vírus possa ser transmitido pela mãe e infectar as células do embrião”.
A descoberta ressalta a importância das grávidas se manterem seguras e longe do vírus durante a gravidez. “Não queremos que as mulheres se preocupem indevidamente com essas descobertas, mas elas reforçam a importância de fazer tudo o que podem para minimizar o risco de infecção“, ressalta Bailey Weatherbee, integrante do time de pesquisas. A equipe revela que ainda fará uma pesquisa adicional usando modelos da célula estaminal em primatas não-humanos para entender melhor os riscos.
Conheça as Pós-graduações FGMED
As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.
Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.