No dia 30 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. A data tem a missão de alertar a população sobre essa doença que atinge mais de 35 mil brasileiros. A escolha da data é em homenagem a fundadora da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), Ana Maria Levy, que nasceu em 30 de agosto. A Fundação vem prestando serviços à população e seguida por outras muitas outras associações em todo o Brasil.
A esclerose múltipla é uma doença autoimune que atinge o sistema nervoso central. O corpo acaba confundindo as células saudáveis com as malignas e as ataca, isso acaba provocando lesões. Apesar da doença não ter cura, ela pode ser controlada e tem tratamento. Existem medicamentos que são capazes de suprir o sistema imunológico, reduzindo a fadiga e relaxando os músculos.
O diagnóstico é realizado através do histórico clínico detalhado do paciente, associado ao exame clínico e neurológico completos e confirmados por três exames laboratoriais complementares: Ressonância Magnética, Punção Lombar e Potencial Evocado.
O Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla foi instituído pela Lei nº 11.303/2.006, com objetivos de dar maior visibilidade à doença, informar a população e alertar para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.
Cuide-se, visite seu médico regularmente!
Conheça as Pós-graduações FGMED
As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.
Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.