O colesterol desempenha funções importantes no organismo humano, mas seu excesso pode levar ao entupimento de veias e artérias, que aumentam significativamente o risco de doenças do coração como: infarto, hipertensão arterial, AVC, entre outras.
Desta forma, para controlar ou reduzir o mau colesterol no sangue, também conhecido como LDL, muitas vezes, é necessário a participação de diversos especialistas.
Profissionais como cardiologistas, nutrólogos e educadores físicos podem auxiliar pacientes com níveis elevados de gordura no sangue a voltar a ter um colesterol mais saudável.
Conheça a forma como cada especialidade pode ajudar os pacientes no tratamento do colesterol alto:
Cardiologista
O cardiologista é o médico especialista do coração e, por este motivo, responsável pelo tratamento de doenças que envolvem o sistema circulatório, como artérias, veias, capilares etc. Através da cardiologia preventiva, este profissional consegue detectar o colesterol alto e estudar as melhores maneiras de tratar o problema.
Nutrólogo
O nutrólogo é o médico especialista em alimentos, que muitas vezes são os principais responsáveis por aumentar o nível do colesterol ruim no sangue. Ao estudar os efeitos que os alimentos produzem no organismo, este profissional consegue sugerir o consumo daqueles que atendam às necessidades fisiológicas do paciente, em detrimento de outros que possam ser prejudiciais à sua saúde.
Através de uma dieta personalizada é possível reduzir o colesterol alto do paciente e ainda suprir suas necessidades energéticas e nutricionais. Dentre as principais modificações indicadas na alimentação de quem tem colesterol alto estão o aumento do consumo de frutas, hortaliças, fibras e alimentos fontes de gorduras boas.
Educador Físico
Para reduzir o colesterol é necessário que o paciente adote hábitos de vida mais saudáveis. Por isso, além da alimentação correta, a prática de exercícios também faz parte do processo.
Dessa forma, o papel do educador físico é propor ao paciente os exercícios que atendam às necessidades do seu corpo, além de supervisionar os programas de atividades físicas. Algumas das práticas mais indicadas para a redução do colesterol são: caminhadas, pilates, natação, entre outras.
Com esta informações, os médicos podem observar a importância de trabalhar esta doença em conjunto com outros especialistas, para melhor resultado do tratamento e também mais rapidez na melhora do paciente.
Especialize-se na área
Conheça as opções de pós-graduação médica do FGMED. As especializações FGMED são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.
Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor.
Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 111 111 ou (11) 97159-0071 (WhatsApp).