O papel do urologista é bem abrangente na área da saúde, uma vez que este especialista é responsável por tratar os órgãos reprodutores masculinos e cuidar do sistema urinário masculino e feminino.
Apesar deste médico ser muito conhecido por realizar o exame de câncer de próstata em homens de 45 a 50 anos e trabalhar os métodos de prevenção a essa grave doença, sua atuação vai muito além. De forma geral, o urologista consegue tratar distúrbios como: Impotência sexual; Ejaculação precoce; Infertilidade; Pedra nos rins; Dificuldade em urinar; Incontinência urinária; Infecções urinárias; Inflamação no trato urinário, entre outros problemas, o que possibilita atuar nas áreas clínica e cirúrgica, com procedimentos terapêuticos, tratamentos diversos e diagnósticos.
A especialidade de Urologia é bem ampla e, por isso, o profissional que optar por se especializar nessa área pode escolher um nicho de subspecialidades como: Transplante Renal, Uro-Oncologia, Uropediatria, Andrologia, Urologia feminina, Neuro-urologia e Infertilidade.
Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), atualmente existem pouco mais de 5.000 urologistas cadastrados, ou seja, aproximadamente 2,57 especialistas a cada 100 mil habitantes. As regiões Centro-Oeste e Norte são as que apresentam um menor número desses profissionais, enquanto a região Sudeste possui pouco mais da metade dos urologistas brasileiros cadastrados.
Especialize-se na área
Conheça a pós-graduação em Urologia do FGMED. As especializações FGMED são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.
Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor.
Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 111 111 ou (11) 97159-0071 (WhatsApp).