Publicado em 08/02/2019
Crescer e se tornar bem-sucedido na carreira passa diretamente por suas escolhas. Uma pós-graduação é um dos caminhos que, quando escolhido, pode te levar ao sucesso profissional. Por isso, alunos recém-formados no ensino superior, buscam na sequência uma qualificação focada na área com a qual mais se identificam.
Esse novo momento também contém desafios que devem ser superados. Um destes, é criar hábitos que melhorem a sua produtividade na pós-graduação sem atrapalhar suas outras atividades diárias. Mas como isso é possível? Como trabalhar, estudar e ter uma vida social sem que uma atividade não influencie negativamente na outra?
Para sanar esse problema ou antes que se torne um, sugerimos 5 maneiras que vão facilitar para que você tenha um bom desempenho nos estudos. Acompanhe:
1 – Planeje sua rotina
Conciliar momentos diferentes da vida como estudos, vida social e trabalho é um dos grandes desafios de um adulto. Com tantas responsabilidades, às vezes dá a sensação que o dia não vai acabar ou que você não vai dar conta de tudo que tem para fazer.
A falta de tempo ou a má administração dele pode refletir na qualidade do trabalho que você está produzindo. Por isso, é muito importante que seja criado um cronograma que envolva todos os momentos da sua vida e que ele seja seguido pontualmente.
Desta forma, você terá registrado todos os horários do seu dia e saberá onde o tempo pode ser otimizado e facilitará a sua produtividade diária.
2 – Saiba adaptar seu trabalho e seus estudos
Às vezes, costumamos confundir ou integralizar trabalho e pós-graduação. Tudo em um só. Isso pode ser um problema gigantesco para o cronograma e para a qualidade do material que você está produzindo. Esse erro comum dá a sensação de angustia, já que ele aperta as atividades. A saída, como você já deve ter notado nos demais tópicos, é seguir à risca o cronograma construído.
Quando falamos de um calendário voltado para área da saúde então… não é nada fácil cumpri-lo. Ainda mais que existem atendimentos que vão precisar de mais tempo e isso pode se tornar uma variável. Realmente, não é fácil fechar o consultório e ir para a sala de aula já com um novo foco. Mas tenha a certeza que a única saída é o nosso cronograma. As aulas do FGMED Berkeley acontecem aos finais de semana, o que é uma boa alternativa.
Mas, por conter informações sobre horários de trabalho, o cronograma será o seu guia rotineiro. O mesmo se dá ao calendário acadêmico, principalmente quando as atividades forem em grupo, para que você não seja aquele colega chato que deixa a sua parte da atividade para os demais realizarem.
3 – Estabeleça o que será privilegiado
Em certos períodos, o cronograma poderá apertar. Isto é: você terá muitas atividades em um tempo menor para produção, como trabalhos, estudar para provas e etc. Por isso, saiba elencar as prioridades. Concentre seus esforços nas tarefas que você considera mais importantes.
Mas como saber qual é a mais importante? Elenque, através de motivos, como tempo que levará para produzir, a importância e o quanto de atenção você terá que dar para esse assunto. Deixe as “fáceis” e que podem esperar um pouco para um segundo momento, mas não fuja delas! Siga focado no seu cronograma sabendo balancear bem as atividades.
4- Não roube seu próprio tempo
Procrastinação. Essa é a principal adversária dos que estão a fim de melhorar a sua produtividade e desempenho. Minutos roubados em atividades quase que naturais do nosso cotidiano como mexer no celular que logo se tornam horas e que logo se tornam turnos, fazendo o seu desempenho despencar morro abaixo. E o pior: esse tempo nunca poderá ser recuperado.
A única forma de não cometer esse erro é se manter afastado das atividades que não possuem conexão com a sua meta. Celulares, jogos, bate papo na hora errada e etc. Todos esses e similares são tentações que você deve se afastar enquanto desenvolve suas atividades. Lembre-se que a cada recaída você falha com o seu cronograma e com o seu desenvolvimento.
5 – Tire momentos para descanso
Você deve evitar ao máximo o esgotamento mental e físico. Os males que isso pode conter são inimagináveis. Por isso, descansar é importante para o seu rendimento e concentração. O corpo relaxado e preparado rende muito mais, principalmente quando você estiver no período que antecede a realização de algum grande trabalho.
Um corpo desequilibrado dará reflexos nos trabalhos executados. Sono em dia e alimentação saudável são indispensáveis para o seu desenvolvimento. Além disso, evite estresses desnecessários, esse é outro mal que pode influenciar a sua produtividade.
A rotina, no começo, pode parecer tranquila de se lidar, mas com o tempo o peso vem e saber a hora de parar é importante. Não faça do seu dia a dia uma maratona sem fim. Saiba, com o cronograma, tirar momentos para convívio familiar e momentos dedicados à diversão.
E aí, pronto para construir o seu cronograma e se preparar para o começo das aulas? Não será fácil, mas, com certeza, a sua produtividade e desempenho irão melhorar se você seguir esse passo a passo. E garantimos: é gratificante o resultado!