emec

A busca pela erradicação do câncer de colo do útero

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

09/03/2021

O câncer de colo de útero, sexualmente transmissível e causado pela infecção do vírus Papilomavírus Humano (HPV), é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e o quarto no ranking de mortes de mulheres por câncer no Brasil.

Seguindo as normas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que validam se o Brasil estará apto ou não para gerar um modelo preditivo da erradicação do câncer de colo de útero, o Hospital Moinhos de Vento criou uma parceria com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) para dar continuação aos estudos de 2015.

Dados de três estudos já realizados pelo hospital em parceria com o Ministério da Saúde e Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) serão usados, pois desde 2015 usuários do SUS de todo país contribuem para que este trabalho epidemiológico seja colocado em prática através de uma avaliação sobre o impacto da infecção pelo HPV, que pode progredir para o câncer. Além disso, os estudos fazem com que as estratégias nacionais de prevenção e vacinação avancem.

Metas tiveram de ser criadas pela OMS, em 2020, para combater uma doença que mata mais de 300 mil mulheres por ano no mundo. A busca esperançosa por meio da vacinação contra o HPV, rastreio e tratamento de lesões cancerosas e manejo do câncer cervical invasivo tem a seguinte projeção até 2030:

  • 90% das meninas de até 15 anos sejam imunizadas;
  • 90% das mulheres com o tumor recebam tratamento;
  • cobertura de triagem com teste de alto desempenho seja de 70%.

A estimativa é de que, até 2041, a Austrália deva ser o primeiro país a eliminar o câncer de colo uterino.

Conheça as Pós-graduações FGMED

As pós-graduações do FGMED são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor.

Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 111 111 ou (11) 97159-0071 (WhatsApp).

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?