emec

Avanços em tratamentos cardíacos: As últimas tecnologias e tratamentos médicos para doenças cardíacas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
tratamento-cardíaco

Tratamentos cardíacos, como cirurgias minimamente invasivas, terapia genética e dispositivos cardíacos implantáveis, estão avançando cada vez mais.

As doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo. No Brasil, mais de 230 mil pessoas morreram por doenças cardiovasculares em 2021, representando um aumento de 6,8% em relação ao mesmo período de 2020. As doenças cardiovasculares causam 2,3 vezes mais mortes do que todas as causas externas, como acidentes e violência.

Felizmente, a Cardiologia está em constante evolução, com novos tratamentos e tecnologias sendo desenvolvidos a todo momento. No Dia Mundial do Coração, 29 de setembro, é importante destacar os avanços mais recentes em tratamentos cardíacos.

tratementos-cardíacos

Saiba um pouco mais sobre as últimas tecnologias e tratamentos médicos para doenças cardíacas, como:

Cirurgias minimamente invasivas

As cirurgias cardíacas minimamente invasivas são uma das áreas de maior desenvolvimento na cardiologia. Essas cirurgias são realizadas por meio de pequenos cortes, o que reduz o tempo de recuperação e o risco de complicações.

Algumas das cirurgias cardíacas minimamente invasivas mais comuns incluem:

  • Angioplastia coronária – é um procedimento para abrir artérias coronárias bloqueadas.
  • Implante de stent – é um dispositivo médico que é inserido em uma artéria coronária bloqueada para mantê-la aberta.
  • Cirurgia de revascularização do miocárdio – é um procedimento para criar uma nova rota para o fluxo sanguíneo para o coração.

 

Terapia genética para doenças cardíacas

A terapia genética é uma área emergente da medicina que tem o potencial de revolucionar o tratamento de doenças cardíacas. Visando principalmente corrigir genes defeituosos que contribuem para o desenvolvimento de doenças cardíacas.

Alguns dos avanços mais recentes na terapia genética para doenças cardíacas:

  • Novas terapias para tratar a arritmia cardíaca.
  • Terapias para tratar a doença cardíaca congênita.
  • Novas terapias para tratar a doença cardíaca isquêmica.

 

Dispositivos cardíacos implantáveis 

Os dispositivos cardíacos implantáveis são dispositivos médicos que são inseridos no corpo para tratar doenças cardíacas. Esses dispositivos podem ser usados para controlar o ritmo cardíaco, monitorar a função cardíaca ou fornecer terapia de choque.

Alguns dos dispositivos cardíacos implantáveis mais recentes:

  • Novos modelos de marcapassos.
  • Desfibriladores implantáveis.
  • Dispositivos de assistência ventricular.

 

Os avanços em tratamentos cardíacos são promissores e têm o potencial de melhorar significativamente a qualidade de vida e a expectativa de vida de pacientes com doenças cardíacas.

Compartilhe este artigo com seus colegas cardiologistas para que eles também possam ficar por dentro dos últimos avanços em tratamentos cardíacos.

 

Especialize-se!

Conheça o curso de Pós-Graduação em Cardiologia do FGMED

As especializações FGMED são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. 

Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato diretamente com um consultor via WhatsAppVeja também: O futuro da medicina no Brasil: Tecnologia, inovação e desafios.

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?