emec

CFM normatiza temporariamente o uso da telemedicina em meio a pandemia do Coronavírus

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Em virtude da pandemia de coronavírus no país, o Conselho Federal de Medicina (CFM) resolveu permitir, em caráter excepcional, algumas modalidades da Telemedicina. De acordo com o conselho, essa autorização tem como objetivo proteger a saúde dos médicos e dos pacientes.

A Telemedicina engloba a área da telessaúde, onde médicos oferecem, de forma remota, suporte a pacientes. A telemedicina permite que o médico tenha acesso a laudos e exames, além de fornecer um diagnóstico e consultas à distância. Para isso, ela conta com o suporte das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Segundo o site do CFM, o anúncio da normativa contribui para o aperfeiçoamento e a máxima eficiência dos serviços médicos prestados no País. De acordo com o documento encaminhado, a telemedicina poderá ser exercida nos seguintes moldes: teleorientação, que permite que médicos realizem a distância a orientação e o encaminhamento de pacientes em isolamento; telemonitoramento, que possibilita que, sob supervisão ou orientação médicas, sejam monitorados a distância parâmetros de saúde e/ou doença; e teleinterconsulta, que permite a troca de informações e opiniões exclusivamente entre médicos, para auxílio diagnóstico ou terapêutico.

O ofício que autoriza essas práticas foi enviado na última quinta-feira (19) ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A decisão tem validade apenas enquanto houver necessidade e alta demanda dos profissionais de medicina, em decorrência da pandemia de Covid-19.

Para ler a resolução na íntegra clique aqui.

Conheça as Pós-graduações FGMED

As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?