emec

Como aumentar os seus rendimentos

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Falar de dinheiro dentro da medicina ainda é algo polêmico, que divide opiniões. Isso porque o médico que afirma que escolheu a área porque quer ganhar dinheiro, muitas vezes, não é bem compreendido.

O profissional pode sim ter vocação e ainda assim querer receber o que acha justo pelo serviço prestado. Só que durante a formação médica, não existe nenhum tipo de instrução financeira.

Além disso, ainda existe a outra ideia de que médico ganha bem, e por isso não existe a necessidade de se preocupar com a maneira com que lida com o dinheiro.

Por isso, separamos alguns pontos que vão te ajudar a entender melhor sobre investimentos.

O que deve ser levado em conta para manter a sua saúde financeira

Tenha um orçamento mensal

É fundamental que você tenha uma ideia clara do quanto pode gastar por mês. Se você não sabe nem por onde começar, inicie o próximo mês anotando todos os seus gastos em uma planilha. Separe estes gastos por categorias, assim fica mais fácil de, no mês seguinte, você ter uma estimativa de quanto separar para cada uma dessas categorias.


Crie uma reserva financeira

Qualquer pessoa deve ter uma reserva financeira, mas quando falamos de profissionais autônomos, esta regra se torna ainda mais importante. Pensar em reserva financeira é pensar em gastos que podem surgir do nada e ter o dinheiro para cobrir estes gastos sem precisar utilizar do seu orçamento mensal. Conseguir chegar ao final do mês gastando menos do que o que se ganha é bom, mas saber o que fazer com este dinheiro que sobrou é melhor ainda.

Tenha um objetivo

Quais são os seus sonhos? O que te faz feliz? Qual o motivo que te faz querer acumular finanças? Quer chegar ao primeiro milhão? Quer viajar o mundo? Quer investir em imóveis? Tenha um objetivo claro e defina um prazo para esta meta. Assim, o destino do seu dinheiro ficará mais visível para você.

Perfis de Investidor

Você conhece os perfis de investidor? Sabe qual é o seu? Os perfis variam de mais conservadores a mais agressivos, e nós vamos descrevê-los aqui para que você identifique o seu.

Perfil Conservador

Uma pessoa de perfil conservador é aquela que tem como prioridade a segurança e a liquidez nos investimentos. Isso quer dizer que, se você tem um perfil de investidor conservador, você prefere que o seu dinheiro renda menos, mas correndo menos riscos de “perder dinheiro”.

Perfil Moderado

O perfil moderado de investidor é aquele que aprecia a estabilidade que os rendimentos de renda fixa oferecem, mas ao mesmo tempo aceita ousar um pouco para ter um retorno maior, sem correr grandes riscos.


Perfil Arrojado

O investidor arrojado é aquele que sabe que, para ganhar mais, precisa correr mais riscos. Ele tem consciência de que vai perder em alguns momentos, mas de que irá ganhar em muitos outros, e assume este risco. Seu risco, no entanto, é calculado.


Perfil Agressivo

Este é o investidor mais faminto por lucro. Tudo que ele quer saber é de ganhar o máximo que ele puder, porém sem pensar nos riscos que ele corre. É normal que investidores assim tomem decisões por impulso e meio que por conta própria, e não é por menos que, para eles, o mercado financeiro é muitas vezes como um cassino.


Tipos de Investimentos

Eles variam em tipo de renda e em segurança, mas com certeza são produtos financeiros melhores do que a poupança.

Renda fixa

Os investimentos de renda fixa são aqueles que, como o nome diz, podem ter os seus lucros já dimensionados no momento do investimento. Algumas opções de produtos financeiros de renda fixa são:

  • Títulos públicos do Tesouro Direto
  • CDBs (Certificados de Depósitos Bancários)
  • Letras de Crédito do Agronegócio (LCA)
  • Letras de Crédito Imobiliário (LCI)
  • Fundos DI (Fundos de Renda Fixa Referenciados DI)

Renda variável

Os ativos de renda variável são aqueles que não podem ter o seu retorno de capital dimensionado no momento da aplicação. Isso porque ele pode variar, tanto negativamente quanto positivamente, de acordo com as expectativas do mercado, política mundial e etc. Alguns exemplos de ativos de renda variável são:

  • Ações
  • ETFs (Exchange Traded Funds)
  • Fundos de Ações
  • Fundos Multimercados

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?