emec

Conheça três subespecialidades de Geriatria

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Com o envelhecimento populacional, o papel dos médicos geriatras e gerontólogos tem ganhado cada vez mais destaque. Conforme o estudo FDC Longevidade, lançado pela Fundação Dom Cabral em março de 2021, a especialidade médica está entre as dez carreiras mais promissoras relacionadas ao envelhecer.

A pesquisa também estima um déficit de 28 mil geriatras no Brasil para atender essa população que não para de crescer. Segundo o IBGE, 13% dos brasileiros estão na faixa etária acima dos 60 anos, número que deve chegar a 25% em 2043. Atualmente, o país conta com apenas 2.143 geriatras registrados, de acordo com a Demografia Médica 2020.

A Geriatria e Gerontologia é a especialidade médica responsável por visar a promoção da saúde dos idosos, bem como prevenir e tratar doenças e atuar na reabilitação funcional e cuidados paliativos da população 60+. Além de lidar com doenças como as demências, hipertensão arterial, diabetes e osteoporose, o médico geriatra trata de problemas com múltiplas causas, como tontura, incontinência urinária e tendência a quedas. Frequentemente, atua em conjunto com uma equipe multidisciplinar.

Investir na especialidade é uma estratégia para acompanhar o mercado de trabalho e impulsionar a sua carreira médica. Além da formação na área, os médicos geriatras podem qualificar a sua formação dedicando-se a uma subespecialidade de Geriatria e Gerontologia: Cardiologia Geriátrica, Gastroenterologia Geriátrica e Nutrologia Geriátrica. Conheça mais sobre cada uma delas:

Cardiologia Geriátrica

A Cardiologia Geriátrica estuda doenças cardiovasculares e problemas de saúde relacionados ao coração da população 60+. O especialista na área diagnostica e trata lesões cardíacas e doenças relacionadas às artérias e bloqueios de artérias. Além disso, esse profissional faz o acompanhamento de condições como pressão alta, nível de colesterol, diabetes e outros fatores de risco que podem prejudicar o coração dos idosos.

Gastroenterologia geriátrica

A Gastroenterologia Geriátrica é uma subespecialidade médica que estuda, diagnostica e trata doenças referentes ao aparelho digestivo que acometem os idosos. Órgãos como boca, esôfago, estômago, intestino grosso, intestino delgado, fígado, pâncreas, vesícula biliar, cólon ou íleo estão entre as partes do corpo tratadas por esta especialidade.

Nutrologia geriátrica

A Nutrologia Geriátrica dedica-se ao estudo de patologias de origem nutricional em pessoas com mais de 60 anos. O idoso deve receber uma nutrição mais equilibrada para manter sua saúde na terceira idade. Por isso, o nutrólogo geriátrico deve orientar e detectar possíveis carências nutricionais que potencialmente tragam prejuízo à saúde desse grupo. O especialista também é responsável por acompanhar a queda do metabolismo corporal em decorrência do envelhecimento.

Especialize-se na área

Conheça as pós-graduações do FGMED em Geriatria e Gerontologia e suas subespecialidades. Nos cursos, você irá aprofundar o conhecimento sobre a área, com fundamentos teóricos e práticos relacionados ao assunto. As especializações FGMED são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 111 111 ou (11) 97159-0071 (WhatsApp).

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?