No dia 14 de dezembro é celebrado o Dia do Médico Alergista. A data homenageia a fundação da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), em 1946. Você sabia que as doenças alérgicas podem aparecer em qualquer idade? Além disso, fatores hereditários também podem influenciar no desenvolvimento de alergias.
O que faz o alergista?
A Alergia e Imunologia é a especialidade médica que visa o diagnóstico e o tratamento das doenças alérgicas. O médico alergista também deve possuir um profundo conhecimento do funcionamento do sistema imune, bem como estar qualificado para o diagnóstico e o tratamento de todas as suas alterações.
Segundo estudos, pacientes com acompanhamento médico contínuo apresentam menor necessidade de procurar atendimento em pronto socorro, ademais de aprenderem a conviver melhor com a doença alérgica.
Dados importantes sobre as alergias que mais afetam a população
No mundo, aproximadamente 300 milhões de pessoas sofrem de asma — e esse número deve aumentar para 400 milhões até 2025, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Dessa forma, os tipos mais comuns de reações alérgicas são rinite alérgica, asma, sinusite e otite média, dermatite atópica, anafilaxia, dentre outras.
Caso o indivíduo seja acometido por uma crise alérgica de surpresa com sintomas graves, a orientação é que ele procure um atendimento médico de urgência em hospitais e/ou postos de saúde. Porém se o caso de alergia já for estabelecido anteriormente, a consulta com o alergista é a melhor opção para o alívio de sintomas e tratamento adequado, evitando assim que a enfermidade se torne um problema na vida do paciente.
Mercado para o médico alergista
De tal modo, existe uma demanda enorme de pacientes buscando por atendimento especializado. E, além disso, o campo de atuação do alergista é muito amplo, o que lhe permite escolher áreas específicas para se aprofundar e qualificar ainda mais sua formação, obtendo sucesso e renome no meio médico.
Faça sua pós-graduação em Alergia e Imunologia no FGMED
O FGMED possui a especialização em Alergia e Imunologia, em diversas modalidades. Você pode cursar sua pós-graduação em 90 dias ou se preferir em até 2 anos. Podendo optar por estudar presencialmente ou EaD. Além disso, o FGMED também oferece o curso de Alergia e Imunologia Pediátrica. Não perca tempo, matricule-se hoje!
Conheça as Pós-graduações FGMED
As pós-graduações do FGMED são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.
Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.