O dia 17 de abril foi escolhido para celebrar o “Dia Internacional da Hemofilia”. A data foi escolhida por conta do nascimento de Frank Schnabel, hemofílico e fundador da Federação Mundial de Hemofilia. Schnabel sempre atuou pela melhoria da qualidade de vida dos hemofílicos. Esse dia tem como objetivo chamar a atenção e ampliar a discussão sobre assuntos relacionados à doença.
A hemofilia é uma doença hemorrágica e genética, ela se caracteriza por um defeito na circulação sanguínea que pode levar à perda de mobilidade do paciente. Os portadores têm uma deficiência quantitativa e/ou qualitativa de Fator VIII (hemofilia A) ou de Fator IX (Hemofilia B). O tratamento profilático repõe estes fatores no organismo, de maneira periódica e ininterrupta.
O diagnóstico se dá através de um exame laboratorial onde se verifica a dosagem do fator de coagulação no sangue. A Hemofilia pode ser classificada em hemofilia A ou B conforme a ausência dos fatores apresentados no exame.
Conheça as Pós-graduações FGMED
As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.
Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.