Na última quarta-feira do mês de maio, este ano em 27 de maio, é celebrado o Dia Mundial da Esclerose Múltipla. O tema do Dia Mundial da EM de 2020-2022 é: conexões. A campanha #ConexõesEM destina-se no desenvolvimento de conexões na comunidade, conexão com o próprio e conexões com cuidados para a qualidade de vida desses indivíduos.
A Campanha visa desafiar as barreiras sociais que deixam as pessoas afetadas pela EM a sentirem-se sozinhas e socialmente isoladas, defendendo serviços melhores, celebrando redes de apoio e promovendo o autocuidado. A cada ano uma nova campanha é desenvolvida pela MS International Federation e por um grupo de trabalho global, com representantes em países como Índia, Egito, Irlanda, Argentina, Espanha, Reino Unido, Grécia, Austrália e EUA.
A esclerose múltipla é uma doença autoimune, degenerativa do sistema nervoso central. A EM geralmente acomete pacientes jovens de 25 a 31 anos, geralmente mulheres, essa doença afeta mais de 2,3 milhões de pessoas em todo o mundo. A doença não tem cura e pode se manifestar através de diversos sintomas, tais como: fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio, da coordenação motora, dores articulares e disfunção intestinal e da bexiga. A Esclerose Múltipla não é uma doença mental; não é contagiosa; não é suscetível de prevenção; não tem cura e seu tratamento consiste em atenuar os afeitos e desacelerar sua progressão.
Conheça as Pós-graduações FGMED
As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.
Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.