emec

Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme – 19 de junho

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Em 19 de junho celebra-se o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme (DF). A data foi criada pela ONU e tem o objetivo é dar visibilidade e reduzir as taxas de morbidade e mortalidade da doença, principalmente entre crianças e adolescentes.

As diferentes formas da DF caracterizam-se por diversas complicações que podem afetar quase todos os órgãos e sistemas, com expressiva morbidade, redução da capacidade de trabalho e da expectativa de vida, necessitando de identificação e tratamento precoce. A doença pode ser identificada previamente através do teste do pezinho.

A doença falciforme é originária da África, sendo uma das principais doenças genéticas do mundo. Sua principal característica é a alteração do glóbulo vermelho do sangue (hemácias), essas células alteradas tomam a forma de foice e não circula facilmente pelos vasos sanguíneos, esse bloqueio na circulação impede a chegada do oxigênio aos tecidos, o que desencadeia uma série de sintomas.

A medicação para essa enfermidade é oferecida gratuitamente pelo SUS, e geralmente consiste em ácido fólico, analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos. O Ministério da Saúde também disponibiliza a penicilina oral, medicamento usado para evitar possíveis infecções oportunas, e que deve ser tomado todos os dias, até os cinco anos de vida.

Conheça as Pós-graduações FGMED

As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?