Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio – 10 de setembro

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O Dia Mundial de Prevenção do Suicídio é celebrado no dia 10 de setembro. A data busca conscientizar e informar a população sobre suicídio e métodos de prevenção ao suicídio, sendo uma data com visibilidade mundial. No Brasil, a campanha Setembro Amarelo foi criada tendo como inspiração essa data.

O primeiro relatório sobre prevenção ao suicídio da Organização Mundial da Saúde (OMS) faz um alerta:  mais de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo. Isso representa uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente 75% dos casos ocorrem em países de rendas média e baixa. Todos os anos, o suicídio aparece entre as 20 principais causas de morte no mundo, atingindo pessoas de todas as idades.

O Brasil é o oitavo país com mais suicídios, são registrados mais de 12 mil casos todos os anos. No mundo, esse número ultrapassa um milhão de pessoas. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. Os jovens são os mais afetados.

O Ministério da Saúde definiu como tema da campanha 2019-2020 a seguinte frase: “Trabalhando juntos para prevenir o suicídio“. A prevenção do suicídio não se limita apenas à rede de saúde, é necessário que diversas outras medidas sejam adotadas. É importante levar em consideração os aspectos biológico, psicológico, político, social e cultural, no qual o indivíduo é considerado como um todo em sua complexidade.

No Brasil, o Programa de Valorização da Vida possui um canal de comunicação aberto. Quem precisar de ajuda pode entrar em contato pelo 188.

Conheça as Pós-graduações FGMED

As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 600 3720.

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências em visitas repetidas.
    Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. Para mais informações consulte nossa Política de Privacidade.