O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado em 14 de junho. O objetivo deste dia é prestar uma homenagem a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância da doação, pois através dela milhões de vida são salvas. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2014, sendo uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 – 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.
Quem pode doar sangue?
Homens e mulheres, com idades entre 16 e 58 anos, pesando acima de 50 quilos. Além disso a pessoa não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV. Deve estar bem alimentado e descansado. Se estiver gripado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação para poder doar. Mulheres grávidas também devem esperar entre 90 e 180 dias após o parto para realizar a doação.
Após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias para fazê-lo novamente; enquanto os homens podem doar novamente em 60 dias.
No Brasil cerca de 1,8% de população é doadora de sangue, o ideal, para manter os bancos abastecidos e funcionamento perfeitamente, seria de 5%. #PartiuDoarSangue, doe sangue e salve vidas!
Conheça as Pós-graduações FGMED
As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.
Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.