No dia 31 de maio é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1987 e tem o intuito de alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o INCA é o responsável pela divulgação e elaboração do material técnico para subsidiar as comemorações em níveis federal, estadual e municipal. O tema escolhido para a campanha de 2020 foi: protegendo os jovens da manipulação da indústria e prevenindo o uso de nicotina e produtos de tabaco.
Segundo a OMS, “documentos internos da indústria revelam pesquisas extensas e abordagens calculadas especificamente para atrair uma nova geração de usuários de produtos de tabaco, do design dos produtos até campanhas publicitárias destinadas a substituir as milhões de pessoas que morrem todos os anos devido a doenças atribuíveis ao tabagismo por novos consumidores – os jovens”.
Ainda de acordo com as estatísticas mais recentes da OMS, morrem todos os anos aproximadamente 5,4 milhões de pessoas por doenças ligadas ao tabagismo. Segundo o INCA, 428 pessoas morrem por dia no Brasil devido à dependência da nicotina. Além do câncer de pulmão e garganta (os mais comuns), o tabaco ainda pode causar outros danos para a saúde como a queda de cabelo, impotência sexual, dentes e unhas amarelados, dificuldades respiratórias, redução da expectativa de vida, entre outros.
Conheça as Pós-graduações FGMED
As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.
Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.