emec

Dia Nacional de Controle da Asma – 21 de junho

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Em 21 de junho é celebrado o Dia Mundial de Controle da Asma, uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. A principal característica dessa enfermidade é a dificuldade de respirar quando a pessoa é exposta a agentes alergênicos. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (Ministério da Saúde/IBGE), 6,4 milhões de brasileiros acima de 18 anos padecem da doença.

A crise de asma se caracteriza quando os brônquios, tubos que levam o ar para os pulmões, reduzem de diâmetro, dificultando a respiração. Alguns fatores podem provocar a doença, tais como: poluição, mofo, infecções virais, ar frio e seco, perfume, alteração do clima, produtos de limpeza, ciclo menstrual, cigarro, pelos de animais, produtos químicos e estresse. A asma geralmente pode ser controlada com inaladores, que podem ser de tratamento ou de prevenção. Nos casos graves é recomendado o uso de inaladores de ação prolongada, eles mantêm as vias aéreas abertas, bem como esteroides orais.

O diagnóstico se dá através do histórico do paciente ou através de exames relacionados. O médico também poderá pedir alguns exames para avaliar o funcionamento dos seus pulmões. Normalmente, os especialistas que estão aptos a diagnosticarem a doença são os alergistas, clínicos gerais e, os mais recomendados, os pneumologistas. O SUS disponibiliza o tratamento integral a pacientes com asma. Os atendimentos iniciais devem ser realizados na Atenção Básica, e, caso seja necessário, o paciente é encaminhado a um especialista.

Conheça as Pós-graduações FGMED

As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?