emec

Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita – 12/11

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

No dia 12 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita. A data que tem o objetivo informar a população sobre os males da doença. O país promove a Campanha Coração na Batida Certa.  Nela são realizadas diversas atividades educativas que abordam prevenção, diagnóstico e tratamento.

Primeiramente, é necessário explicar que existem dois tipos de arritmia. A taquicardia, quando o coração bate rápido demais. Já a bradicardia é quando as batidas são muito lentas e em descompasso. Ou seja, isso significa, com pulsação irregular, tendo como consequência a morte súbita cardíaca (MSC). Para estas duas situações, o tratamento médico adequado é imprescindível.

A maioria dos de mortes súbitas em homens estão relacionadas a doenças coronarianas, sendo que em 90% dos casos a morte súbita ela é provocada por uma arritmia cardíaca.

Tratamento das arritmias

As arritmias cardíacas podem ser tratadas de diversas maneiras. Os tratamentos mais comuns são: medicamentoso, ablação por cateter ou por implante de dispositivos Cardíacos Eletrônicos Implantáveis (DCEI), Marca-passo (MP), Cadioversor Desfibrilador Implantável (CDI) ou Ressincronizador.

Dessa forma, é preciso ficar atento a sintomas como: cansaço, sensação de desmaios, palpitações, tontura, fraqueza ou dificuldade ao caminhar, confusão mental, pressão baixa e dor no peito. Esses sintomas indicam que há algo errado com o coração. Ao apresentar esses sintomas, o individuo deverá procurar atendimento médico de urgência imediatamente. Pois existe a possibilidade de se ter uma arritmia cardíaca ou outra disfunção no coração.

Doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo

A cada dois minutos uma pessoa é vítima de morte súbita no Brasil. Inclusive, as doenças do coração são a principal causa de morte no mundo. A melhor forma de prevenção é manter uma vida saudável. Isto é, ter uma alimentação balanceada, fazer atividades físicas regularmente, não fumar e não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas são as principais dicas para manter o coração saudável.

Para finalizar, é importante se com um cardiologista pelo menos uma vez por ano, e prestar atenção aos sinais do seu coração: pulsações irregulares, batimentos cardíacos intensos, cansaço demasiado sem motivo aparente são motivo de alerta.

Um checkup anual também é recomendado, cuide bem da sua saúde, cuide bem do seu coração.

Conheça as Pós-graduações FGMED

A pós-graduação em Cardiologia do FGMED é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?