O sangue é composto por plasma e células, ele é um tecido vivo que circula pelo corpo humano com a função de levar oxigênio e nutrientes a todos os órgãos. Uma pessoa adulta tem em média 5L de sangue e em uma doação são coletados cerca de 450ml de sangue.
Estabelecido através do Decreto de Lei nº 53.988, de 30 de junho de 1964, o Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado em 25 de novembro. A data foi escolhida por conta do aniversário da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere que o percentual ideal de doadores para um país seja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil, esse número preocupa, pois as doações não chegam a 2%. Ainda há uma queda considerável no estoque durante os feriados e as férias, períodos em quem os hemocentros atuam com menos que o mínimo necessário de sangue.
Fique atento para alguns requisitos básicos para poder realizar a doação de sangue:
– Pessoas em boas condições de saúde, que tenham entre 18 e 65 anos e que pesam mais de 50kg;
– Não doar em jejum;
– Evitar o consumo de alimentos gordurosos por até três horas antes da doação;
– Repouso por 6h após a doação;
– Não consumir bebidas alcoólicas nas doze horas anteriores;
– Não fumar por pelo menos duas horas antes da doação;
– Não praticar exercícios físicos antes de doar;
– Pessoas com piercing ou tatuagem realizados nos últimos doze meses não podem fazer a doação de sangue.
Doar sangue não afeta sua saúde, doe e salve vidas!
Conheça as Pós-graduações FGMED
As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação. A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.
Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consulto. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 111 111.