emec

Dia Nacional do Doador de Sangue – 25 de novembro

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Você sabia que no dia 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Doação de Sangue?! A data foi escolhida através do Decreto de Lei nº 53.988, de 30 de junho de 1964. Além disso, neste dia também é comemorado o aniversário da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere que o percentual ideal de doadores para um país seja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil, esse número não chega a 2% de doadores. Ou seja, o número é menor do que o indicado e, por isso muitas vezes os bancos de sangue do país operam com menos que o mínimo necessário para atender a população.

Atualmente, os bancos de sangue hospitalares passam por um desabastecimento em escala mundial por conta da pandemia gerada pela covid-19. Segundo dados do Ministério da Saúde, a coleta de bolsas de sangue de 450ml caiu cerca de 2,5% nos últimos 4 anos, embora a necessidade de transfusões tenha aumentado. Os números preocupam.

Quem pode doar

De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, o doador deve cumprir três requisitos básicos para contribuir: estar em boas condições de saúde (sem sintomas de doenças ou infecções), ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar pelo menos 50 quilos. Dessa forma, vale ressaltar que pessoas que fizeram tatuagens ou piercings recentemente devem aguardar pelo menos 6 meses para realizar a doação.

Para finalizar, o ministério adverte que uma testagem de hemoglobinas e doenças é feita em todas as doações. A frequência máxima de doações é de 4 vezes ao ano para homens e 3 vezes ao ano para mulheres.

A doação não afeta sua saúde, doe e salve vidas!

Conheça as Pós-graduações FGMED

As pós-graduações do FGMED são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?