Para frisar a sociedade sobre a importância da triagem neonatal celebra-se no Brasil, no dia 6 de junho o Dia Nacional do Teste do Pezinho. O exame é um dos mais importantes para detectar possíveis problemas na saúde dos bebês, sendo realizado entre o terceiro e quinto dia de vida do recém-nascido. Com apenas uma picada no calcanhar do bebê é possível retirar algumas gotinhas de sangue para depois serem analisadas, indicando se a criança apresenta certas doenças genéticas, infecciosas ou metabólicas.
O teste do pezinho é capaz de identificar doenças tais como: o hipotireoidismo congênito, a fenilcetonúria (doença do metabolismo) e as hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue – traço falcêmico e doença falciforme). Desde 1992 ele é obrigatório em todo país.
Existe uma série de testes do pezinho, entre os mais solicitados estão:
– Teste do Pezinho Básico;
– Teste do Pezinho MAIS;
– Teste do Pezinho SUPER;
– Teste do Pezinho para SCID e Agama.
O teste possibilitou a uma série de crianças o diagnóstico de diversas doenças precocemente, possibilitando o início assim o tratamento ainda nas suas primeiras semanas de vida. O teste do pezinho coletado na rede pública de saúde (SUS) é totalmente gratuito.
Conheça as Pós-graduações FGMED
As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.
Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.