O Dia Nacional e Internacional do Idoso é celebrado em 1º de outubro. O principal objetivo desta data, além de homenagear aos idosos, é incentivar a conscientização da sociedade sobre as necessidades das pessoas idosas.
A data foi criada pela da ONU (Organização das Nações Unidas), em 1991, durante a aprovação da Resolução 46/91 e visa tratar dos direitos dos idosos e criando espaços de debate sobre a importância de preservar o respeito e a dignidade dessas pessoas.
Até 2050 o mundo terá cerca de 2 bilhões de pessoas idosas. Na maioria dos países, o número de pessoas acima dos 80 anos deve quadruplicar para quase 400 milhões. Além disso, a expectativa de vida nos países desenvolvidos é de 75 anos. Em 2050, pesquisas afirmam que essa expectativa subirá para 90 anos.
Segundo o Ministério da Saúde, atualmente no Brasil, os idosos representam 14,3% da população, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. Em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos, saindo de 45,4 anos em 1940, para 75,4 anos em 2015. O envelhecimento da população tem impactos importantes na saúde, apontando para a importância da organização da rede de atenção à saúde.
Em virtude do aumento mundial da população de idosos no mundo todo, a geriatria é considerada a profissão do futuro. Essa especialidade médica será essencial longevidade da população. E no FGMED, você pode fazer sua especialização em Geriatria em apenas 90 dias. Para saber mais, preencha o formulário abaixo.
Conheça as Pós-graduações FGMED
As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.
Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.