emec

Estudo aponta relação entre novo coronavírus e síndrome em crianças

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Um estudo brasileiro publicado recentemente no periódico The Lancet Child & Adolescent Health associou, pela primeira vez, a infecção pelo vírus do novo coronavírus ao quadro de síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P). A síndrome pode acometer vários órgãos, tanto em crianças como em adolescentes. O caso analisado foi o de uma menina de 11 anos, ela contraiu Covid-19 e morreu. Os pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) descobriram que o Sars-CoV-2 chegou a atingir células cardíacas da menina.

Os cientistas, integrantes do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP, relataram que a criança não tinha doenças preexistentes, porém desenvolveu um quadro grave de saúde. Cerca de 28 horas após ter sido internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a criança apresentou disfunção cardíaca e choque cardiogênico, precisando de ventilação mecânica pulmonar e medicações para estabilizar seu sistema cardiovascular. A situação é considera muito rara dentro da pediatria.

Após a criança falecer, foram feitas uma testagem microscópica de tecidos de diversos órgãos do corpo e uma pesquisa de RNA viral em pulmões e coração. Na segunda rodada de exames foi confirmada relação entre Covid-19 e a SIM-P. Também foi possível averiguar que a causa de morte foi a inflamação do coração (miocardite), que chegou ao estágio de necrose e perda de fibras cardíacas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou sobre a possibilidade de haver ligação entre a covid-19 e a SIM-P. O Ministério da Saúde está monitorando casos da doença em jovens e crianças, até o momento 71 casos foram registrados em quatro estados brasileiros.

Conheça as Pós-graduações FGMED

As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?