emec

Estudo publicado na revista Science aponta que novo coronavírus se replica em animais de pequeno porte

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Pesquisadores realizaram uma série de exames em bichos de pequeno porte, o resultado do trabalho foi divulgado na edição desta semana da revista Science. O estudo mostra que a multiplicação do coronavírus ainda é pequena em porcos, galinhas, cães e patos, porém em gatos e furões, a multiplicação já acontece em maior escala.

A descoberta pode ajudar a aprofundar o entendimento de como o vírus age nesse novo micro-organismo, e com isso pode auxiliar pesquisas de remédios e vacinas contra a Covid-19. Os especialistas enfatizaram que não há comprovação de transmissão para humanos e argumentam que a questão deve ser mais investigada.

Os cientistas entregaram os chamados “isolados virais” às cobaias via intranasal ou via traqueia (no caso dos furões), com a finalidade de medir a extensão de replicação do patógeno. O que se pode constatar inicialmente foi que o Sars-Cov-2 se multiplica mal na maioria dos bichos, com exceção dos gatos e furões.

Nesses dois animais, a replicação ocorre no trato respiratório superior, não no pulmão, principalmente nos mais velhos. Em pesquisas de transmissão aérea, a equipe notou que o novo coronavírus é pouco transmissível em furões. “O fato de o Sars-Cov-2 se replicar eficientemente no trato respiratório superior dos furões os torna candidatos à avaliação de medicamentos antivirais ou candidatos a vacinas”, concluem os autores, além de  destacarem o fato de que o estudo deve ser analisado com cuidado para não causar alarde desnecessário.

Conheça as Pós-graduações FGMED

As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?