emec

Gastroenterologia: Conheça o perfil deste profissional

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A gastroenterologia é uma especialidade médica que lida com as doenças do aparelho digestivo. Atualmente, apenas 0,7% dos recém-formados em medicina no Brasil optam por cursar Gastroenterologia, o que faz desta especialidade uma área muito promissora, com disponibilidade de vagas alta e concorrência baixa. 

Mas, você sabe qual o perfil do profissional desta área? Em primeiro lugar, devido a rotina do médico gastroenterologista, este especialista deve ter capacidade de entender tecnologias, técnicas e abordagens, pois a endoscopia digestiva é um exame que faz parte da rotina do gastroenterologista e é bem abrangente. 

Para os que desejam se especializar em Gastroenterologia clínica, é bom saber que o atendimento em consultório exige que o profissional tenha bons conhecimentos de psicofarmacologia para manejo do doente e de nutrição, além de alguma estrutura para exame anorretal simples. 

Já para aqueles que pretendem trabalhar em hospitais é bom ter preparo emocional para lidar com ocorrências graves, envolvendo cirróticos descompensados, portadores de doença inflamatória intestinal em atividade e pacientes desnutridos com diarreia crônica. Pacientes com diarreias agudas, diverticulites agudas não complicadas, dispepsias refratárias e investigação de dores abdominais também fazem parte da rotina do profissional que atende em hospitais.

Especialize-se na área

Conheça as pós-graduações em Gastroenterologia, Gastronterologia Pediátrica e Gastronterologia Geriátrica do FGMED.
No curso, você irá aprofundar o conhecimento sobre a área, com fundamentos teóricos e práticos relacionados ao assunto. As especializações FGMED são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?