emec

Governo Federal anuncia a retomada do Programa Mais Médicos

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Governo-Federal-mais-medicos-FGMED

O Governo Federal anunciou na última segunda-feira 20/3 a retomada do Mais Médicos para o Brasil, com a abertura de 15 mil novas vagas imediatas. Até o final de 2023, serão 28 mil profissionais fixados em todo o país, principalmente nas áreas mais periféricas. 

O investimento por parte do Governo Federal neste ano será de R$ 712 milhões.

A estimativa do Governo Federal é que mais de 96 milhões de brasileiros terão a garantia de atendimento médico na atenção primária, porta de entrada do SUS.

Como já mencionamos aqui, um dos principais desafios da medicina no Brasil é conseguir prestar atendimento às regiões de difícil acesso, que historicamente sofrem com a falta de médicos. 

Para reduzir a rotatividade e garantir a continuidade da assistência à população, o Mais Médicos traz mais oportunidades educacionais. O médico que participar do programa selecionado por meio de edital, poderá fazer especialização e mestrado em até quatro anos. Os profissionais também passarão a receber benefícios, proporcional ao valor mensal da bolsa, para atuarem nas periferias e regiões mais remotas.

O Mais Médicos também quer atrair os profissionais beneficiados pelo Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). Os médicos que participarem do programa poderão receber incentivos, o que ajudará no pagamento da dívida.

Além disso, a grande inovação do relançamento do programa é o fato de dar ênfase também à contratação de médicos especialistas, abrangendo, neste conceito, não aqueles titulados pelos Conselhos Regionais de Medicina ou membros titulares de Sociedades Médicas, mas também, e especialmente, os médicos pós-graduandos e pós-graduados egressos de cursos de especialização médica, como os ofertados pelo Programa Mais Médicos do FGMED, nas diferentes especialidades de pertinência à atenção básica do Sistema Único de Saúde. 

Outro objetivo do programa é apoiar a ampliação da formação de Médicos de Família e Comunidade!

As bolsas do programa estão previstas no valor de R$ 12,8 mil e contam com auxílio-moradia variável a depender da localidade.

Poderão participar dos editais do Mais Médicos profissionais brasileiros e intercambistas, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS). De acordo com a pasta, médicos brasileiros formados no Brasil continuam a ter preferência na seleção.

Podemos considerar que o Mais Médicos representa um avanço significativo para a saúde pública brasileira. Porém, vale ressaltar que não é uma solução definitiva para os problemas da saúde pública brasileira. É preciso investir em infraestrutura e capacitação para os profissionais, além de garantir condições de trabalho adequadas para que os médicos possam exercer suas atividades de forma digna e eficiente.

 

Especialize-se!

Conheça a Pós-Graduação em Médicos de Família e Comunidade do FGMED

No curso, você irá aprofundar o conhecimento sobre a área, com fundamentos teóricos e práticos relacionados ao assunto. As especializações FGMED são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). 

A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato diretamente com um consultor via WhatsApp

Veja também: O futuro da medicina no Brasil: Tecnologia, inovação e desafios.

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?