A maioria das pessoas costuma confundir doença mental com saúde mental, na verdade, a última está relacionada ao modo como um indivíduo reage as exigências da vida, ou seja, a maneira como ele maneja seus desejos, capacidades, ideias, emoções e ambições. A saúde mental é determinada por uma série de fatores socioeconômicos, biológicos e ambientais. Por conta disso, janeiro se pintou de branco e foi escolhido como o mês da saúde mental e bem-estar.
A depressão é o fator que mais atrapalha a saúde mental. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, cerca de 322 milhões de pessoas padecem dessa enfermidade. Esse número teve um aumento de 18,4% se comparado a última década.
A OMS também aponta a ansiedade como um fator preocupante. O Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de transtornos de ansiedade, cerca de 9,3% dos brasileiros sofrem com isso. No país foram implantadas estratégias e intervenções de saúde pública que envolvem diversos setores da sociedade que existem para promover, proteger e restaurar a saúde mental da pessoa.
Para manter sua saúde mental em dia é importante se organizar, aproveitar o tempo livre, relaxar, praticar esportes (afinal a endorfina nos deixa mais felizes) e, principalmente, procurar ajuda quando necessário. Um psiquiatra pode prescrever medicamentos que auxiliam, além de indicar qual tratamento deve ser seguido.
Ter saúde mental é:
– Estar bem consigo mesmo e com os outros;
– Aceitar as cobranças da vida;
– Saber lidar com as boas emoções e com situações desagradáveis, mas que fazem parte da vida;
– Reconhecer seus limites e procurar ajuda quando necessário.
Cuide da sua saúde mental! #eusoujaneirobranco
Conheça as Pós-graduações FGMED
As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.
Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.