emec

Lúpus é a doença autoimune que mais atinge a população mundial #FevereiroRoxo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Lúpus é uma doença autoimune que provoca fortes dores no corpo, ou seja, o próprio sistema imunológico passa a atacar órgãos e tecidos do corpo humano. Ainda não se sabe muito sobre as doenças autoimunes, porém seu tratamento é obrigatório, pois isto é o que ajuda a mantê-las sob controle.

O Lúpus se manifesta mais comumente em mulheres jovens. O curso da doença é aleatório, podendo ser leve ou incapacitante, e até mesmo fatal em alguns casos. A pessoa não apresenta sintomas, porém de uma hora para a outra passa a ter dores e outras complicações.

Entendendo um pouco mais sobre cada tipo de Lúpus

Lúpus Discoide é uma versão um pouco mais leve da doença, que afeta somente a pele. O principal sintoma é uma lesão avermelhada no couro cabeludo, nuca e rosto. Já o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é um distúrbio incurável, onde o sistema imunológico produz anticorpos em excesso, sem um motivo aparente, atacando o organismo, o que acaba provocando lesões e inflamações em diversos órgãos.

Sobre o tratamento e diagnóstico

Ainda não existe um exame específico para o diagnóstico dessa doença, entretanto, isso pode ser obtido a partir de exames de urina, sangue e análise dos sintomas clínicos apresentados durante o teste físico.  Geralmente, quem cuida do diagnóstico e controle do Lúpus é o médico reumatologista.

Esta especialidade médica é responsável pelo tratamento dos tecidos conjuntivos, que incluem os ossos, articulações, tendões, músculos e ligamentos. Ao surgimento dos primeiros sintomas é altamente recomendado que o paciente procure atendimento médico especializado.

Conheça as Pós-graduações FGMED

A pós-graduação em Reumatologia do FGMED é certificada pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 600 3720.

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?