A transfusão de plasma sanguíneo de recuperados da Covid em doentes na fase aguda da infecção está sendo pesquisada por diversos estudos clínicos no Brasil, a maioria ainda não foi concluído ou não apresentou resultados clínicos conclusivos.
“Os resultados são claros quanto à segurança. É uma terapia segura. E há uma indicação de efetividade, principalmente se o plasma é dado nos primeiros dias da infecção. Mas não tivemos grupo controle. Esses resultados podem não se confirmar em estudo randomizado e controlado“, informa Luiz Vicente Rizzo, diretor-superintendente de pesquisa do Einstein.
Para os cientistas brasileiros envolvidos nessas pesquisas, resultados dos primeiros estudos no Brasil e no mundo mostram que a terapia é segura e promissora. Por limitações na metodologia das pesquisas ou número pequeno de participantes, nenhuma delas permite afirmar que o tratamento, de fato, reduz significativamente o risco de morte por Covid.
Conheça as Pós-graduações FGMED
As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.
Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.