A medicina do trabalho é a especialidade médica que se preocupa com a prevenção das doenças dos profissionais em seus ambientes de trabalho.
Desta forma, o médico do trabalho, além de promover a saúde do trabalhador, também é responsável por realizar o controle dos riscos ambientais nas empresas, tudo para que o colaborador possa realizar o exercício de sua função sem que haja riscos para a sua saúde e qualidade de vida.
O especialista da Medicina do trabalho pouco atua na assistência, prescrição de medicamentos e tratamento de doenças, pois seu foco está na normalização e fiscalização das condições de saúde e segurança no trabalho com base em informações provenientes do ambiente e das características destes indivíduos.
Os profissionais que desejam ingressar nesta área, devem:
– Gostar de promover campanhas de conscientização sobre acidentes no trabalho
– Ter profundo conhecimento sobre as atividades dos funcionários para que reconheça os prováveis tipos de acidentes e ferimentos que podem ocorrer em cada setor
– Saber administrar as exigências dos empresários e os limites físicos e mentais dos colaboradores
– Estar atualizado em relação aos últimos acontecimentos do mundo do trabalho, como novas leis e normas
A Medicina do Trabalho é a 6ª maior especialidade médica no Brasil, sendo uma das especialidades com maior número de títulos (4,2%).