O crescimento do número de mulheres na Genética Médica pode ser atribuído a diversos fatores. Entre eles, a maior representatividade e inclusão no campo da medicina em geral, bem como o reconhecimento do papel fundamental da genética na saúde e nas terapêuticas modernas.
O percentual atual de mulheres na Genética Médica é de 66,4%.
Dados da Demografia Médica no Brasil (DMB) de 2023, revelaram um aumento expressivo da presença de mulheres na especialidade. A presença feminina na Genética Médica é uma tendência positiva, essencial para uma abordagem diversificada e completa na área, pois elas trazem perspectivas e conhecimentos únicos, contribuindo para o aprimoramento dos cuidados e diagnósticos genéticos, ajudando a tornar a especialidade mais inclusiva.
O que é Genética Médica?
A Genética Médica é uma área da medicina que estuda os genes e trata os problemas de saúde relacionados à hereditariedade, combinando a medicina com a genética. Médicos geneticistas usam seu conhecimento para diagnosticar, prevenir e tratar doenças genéticas, bem como para aconselhar pacientes e famílias sobre questões relacionadas à genética. A Genética Médica é uma área em rápida expansão, e a demanda por médicos geneticistas está crescendo cada vez mais.
Para que serve a Genética Médica?
A Genética Médica é usada para diagnosticar, prevenir e tratar uma ampla gama de doenças genéticas, incluindo:
- Doenças cromossômicas, como a síndrome de Down
- Doenças monogênicas, como a fibrose cística
- Doenças poligênicas, como diabetes tipo 2
- Doenças oncológicas, como o câncer de mama
- Doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer
- Doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial
Os médicos geneticistas também podem fornecer aconselhamento genético a pacientes e famílias sobre questões relacionadas à genética, como:
- O risco de ter filhos com doenças genéticas
- Os riscos e benefícios dos testes genéticos
- As opções de tratamento para doenças genéticas
O que faz um médico geneticista?
Os médicos geneticistas fazem uma variedade de tarefas, incluindo:
- Diagnóstico de doenças genéticas
- Tratar doenças genéticas
- Prevenir doenças genéticas
- Fornecer aconselhamento genético a pacientes e famílias
- Pesquisar novas tecnologias e tratamentos para doenças genéticas
Salário de médicos geneticistas
O salário de um profissional da área pode variar bastante, dependendo do modelo de trabalho, tipo de empresa e da região em que ele trabalha. No Brasil, o salário médio de um geneticista é de cerca de R$8.000,00. No entanto, esse valor pode variar bastante, dependendo da experiência e da especialização do profissional.
Como já mencionamos anteriormente, a Genética Médica é uma área da medicina que tem crescido muito nos últimos anos, e dentro dela existem diversas subespecialidades que ampliam ainda mais as possibilidades de carreira e campos de atuação. Uma das mais conhecidas pela população em geral é a genética médica forense, por exemplo.
Genética Médica Forense
A Genética Médica Forense é uma subespecialidade da genética que usa a Genética Médica principalmente para resolver crimes. Os geneticistas médicos forenses podem usar seu conhecimento para identificar vítimas de desastres naturais, suspeitos e evidências de crimes utilizando técnicas de análise e sequenciamento de DNA para identificar os suspeitos. Além disso, também é utilizada na preservação de espécies ameaçadas. Eles também podem usar seu conhecimento para determinar a causa e a hora da morte em casos de morte suspeita.
No entanto, existem outras subespecialidades igualmente importantes, como a Genética Clínica, que se dedica ao diagnóstico e tratamento de doenças genéticas, e a Genética Molecular, que estuda as bases moleculares da hereditariedade.
Como você pode perceber, a Genética Médica é uma área fascinante e desafiadora, repleta de oportunidades de carreira. Com certeza, você estará fazendo a diferença para o avanço da ciência e da saúde em nossa sociedade.
Especialize-se!
Conheça o curso de Pós-Graduação em Genética Médica do FGMED.
As especializações FGMED são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título.
Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.
Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato diretamente com um consultor via WhatsApp.
Veja também: O futuro da medicina no Brasil: Tecnologia, inovação e desafios.