Nova pesquisa da USP simula uso de edição genética contra o novo coronavírus

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Uma nova pesquisa da USP (Universidade de São Paulo), assinada por 15 pesquisadores das faculdades de Medicina e de Odontologia, foi capaz de encontrar uma possibilidade de edição gênica para combater a Covid-19. A ideia é induzir a mutação do gene que codifica a proteína ACE2  atuando como receptor do vírus nas células.

O estudo é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Nele vemos simulações de mutações específicas no gene responsável pela codificação da proteína, para apenas interferir na interação do o vírus e a célula, reduzindo assim a capacidade de infecção.

Com a finalidade de conseguir essa mutação, as simulações utilizaram o sistema CRISPR/Cas9. Esse sistema possibilita induzir as alterações precisas no material genético das células dos organismos vivos. A técnica usa a capacidade das células de guardar material genético de vírus. Os pesquisadores usaram vírus benignos para poderem modifica-los, com o intuito de levarem as informações que queriam para o material genético das células, conduzindo as alterações desejadas.

No caso do novo coronavírus, a proteína seria modificada somente em relação a aderência do vírus, mantendo as características necessárias para o bom funcionamento do organismo. Os resultados serão analisados em simulações por computadores. Mais tarde, os pesquisadores desejam associar o estudo a virologistas, para assim conduzir testes em laboratórios. Vale ressaltar que a pesquisa ainda não foi revisada pela comunidade científica.

Conheça as Pós-graduações FGMED

As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências em visitas repetidas.
    Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. Para mais informações consulte nossa Política de Privacidade.