Novo vírus da gripe é encontrado em porcos e apresenta potencial pandêmico

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Segundo um artigo publicado nesta semana no Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), pesquisadores da China Agricultural University, de Pequim, descobriram um novo vírus da gripe com potencial pandêmico. O microrganismo, que foi encontrado em porcos e possui todas as características essenciais de um candidato a vírus pandêmico. O vírus, chamado de G4, descende do H1N1, que provocou a pandemia de 2009.

Os porcos são hospedeiros intermediários para a geração do vírus da gripe pandêmica. Assim, a vigilância sistemática dos vírus influenza em suínos é uma medida fundamental para avisar o surgimento da próxima gripe pandêmica“, confirmam os pesquisadores.

Segundo o estudo: Os vírus G4 se ligam a receptores do tipo humano, produzem vírus de progênie muito mais altos nas células epiteliais das vias aéreas humanas e mostram infectividade eficiente e transmissão de aerossóis em furões. Além disso, baixa reatividade cruzada antigênica de cepas de vacina contra influenza humana com vírus EA H1N1 recombinante G4 indica que a imunidade preexistente da população não fornece proteção contra os vírus G4.

Não há ainda evidências concretas que o G4 possa ser transmitido de pessoa a pessoa, porém os pesquisadores alertam que o vírus está crescendo entre as populações de porcos e pode “representar uma séria ameaça à saúde humana“.

Conheça as Pós-graduações FGMED

As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências em visitas repetidas.
    Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. Para mais informações consulte nossa Política de Privacidade.