emec

Nutrólogo, endocrinologista e nutricionista: entenda as diferenças entre cada especialidade

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Saber a diferença entre as áreas nutrologia, nutrição e endocrinologia é o primeiro passo para médicos que pretendem se especializar na área da alimentação.

Isso porque apesar de todas as áreas terem como foco a alimentação, cada especialidade oferece respostas para diferentes condições de saúde. Enquanto o nutricionista transforma a relação entre pessoas e alimentos prescrevendo dietas, o endocrinologista trata distúrbios hormonais e metabólicos que desencadeiam diversas doenças. O nutrólogo, por sua vez, trabalha com a prevenção de doenças causadas por alterações nutricionais.

Se interessou em trabalhar em uma dessas áreas? Confira abaixo mais detalhes sobre as diferenças e funções de cada uma destas especialidades:

Nutricionista

O nutricionista é o profissional da área da saúde que estuda os alimentos e o efeito que eles produzem em nosso organismo, por esse motivo, é o médico mais indicado para processos de reeducação alimentar, que envolvem uma mudança de hábitos do paciente em relação a sua alimentação. Ele também é o responsável por orientar o paciente a conquistar objetivos como emagrecimento e ganho de massa muscular. Vale ressaltar que o nutricionista não pode prescrever medicamentos, a sua atuação fica limitada à prescrição de suplementos.

Endocrinologista

O endocrinologista é o médico que cuida das alterações de glândulas e hormônios, que ativam e regulam atividades essenciais do nosso corpo. Logo, é o responsável por tratar doenças causadas por distúrbios metabólicos ou hormonais como osteoporose, ovário micropolicístico, tireóide, alterações menstruais, excesso de pelos e tumores na hipófise.

Na maioria das vezes, alterações metabólicas e hormonais podem fazer com que o paciente tenha dificuldade em perder peso, por esse motivo, o endocrinologista também investiga a origem da obesidade, diabetes e colesterol alto para um tratamento mais assertivo. 

Nutrólogo

O nutrólogo tem o papel de estudar a ação dos nutrientes(vitaminas, carboidratos, minerais, gorduras e proteínas) no organismo e é capaz de identificar erros alimentares que afetam a saúde do paciente. Desta forma, o médico também faz o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de doenças relacionadas à falta ou excesso desses nutrientes, como obesidade, diabetes e hipertensão arterial.

Especialize-se na área

Conheça os cursos de pós-graduação na área médica do FGMED. As especializações FGMED são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), com excelência e qualidade no ensino EAD. A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 111 111 ou (11) 97159-0071 (WhatsApp).

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?