Está em dúvida sobre qual especialidade médica seguir? Para te ajudar nessa decisão, explicamos o que faz um oftalmologista. Esse profissional é especialista em Oftalmologia, área da Medicina dedicada ao estudo e tratamento de doenças relacionadas aos olhos e à visão.
O olho é um órgão complexo que exige cuidado especial, afinal, é responsável pelo sentido que nos permite perceber o que está ao nosso redor. Segundo o Relatório Mundial sobre a Visão, publicado pela OMS em 2019, pelo menos 2,2 bilhões de pessoas têm uma deficiência visual ou cegueira no mundo, e ao menos 1 bilhão delas tem uma deficiência visual que poderia ter sido evitada ou que ainda não foi tratada. Por isso, o oftalmologista é tão importante, ajudando a manter a saúde ocular em dia.
O que faz o médico oftalmologista?
Engana-se quem pensa que o médico oftalmologista é responsável somente pela avaliação da necessidade do uso de óculos de grau. A especialização desse profissional vai muito além, cuidando de todos os aspectos que envolvem a saúde dos olhos. O oftalmologista realiza cirurgias e exames, diagnostica e prescreve tratamentos para os distúrbios da visão, como miopia, astigmatismo, degeneração macular, catarata, glaucoma e tumores oculares.
Subespecialidades
O oftalmologista pode ampliar a sua formação investindo em uma subespecialidade, dentre elas a Oftalmologia Pediátrica, plástica ocular, Neuro-oftalmologia, Oncologia Ocular, glaucoma, doenças orbitárias e cirurgia refrativa. A formação em Oftalmologia também complementa outras especialidades médicas como Medicina de Tráfego, Medicina do Trabalho e Pediatria, proporcionando um conhecimento mais amplo para o cuidado dos pacientes.
Áreas de atuação
O oftalmologista pode atuar em postos de saúde, consultórios, clínicas médicas e hospitais públicos e privados. Além disso, pode trabalhar em órgãos de pesquisa e gestão, e realizar atendimentos para empresas de acordo com demandas específicas.
Mercado de trabalho
A Oftalmologia é uma especialidade amplamente procurada pelos graduados em Medicina. Conforme a Demografia Médica no Brasil 2020, há 15.523 oftalmologistas no país. Esse número corresponde a uma média de 7,39 especialistas por 100 mil habitantes. Porém, a maior parte está concentrada nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, existindo um amplo território a ser explorado pelos profissionais. O número de casos envolvendo problemas relacionados aos olhos e à visão também reforçam a importância e a necessidade desses especialistas para a sociedade.
Como se tornar um oftalmologista
Para ser um oftalmologista você precisa ter concluído a graduação em Medicina e escolher entre fazer a residência médica na área ou preencher os pré-requisitos exigidos para a realização da prova de títulos e ser aprovado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
Especialize-se na área
Conheça a pós-graduação em Oftalmologia do FGMED. No curso, você irá aprofundar o conhecimento sobre a área, preparando-se para a prova de títulos do CBO. As especializações FGMED são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.
Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 111 111 ou (11) 97159-0071 (WhatsApp).