OMS incentiva cientistas a combaterem desinformação da população

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, falou que os cientistas têm um papel importante no combate ao que ela chamou de “infodemia”, uma pandemia de informações falsas sobre a Covid-19. Ela defendeu que os cientistas precisam falar numa linguagem mais corriqueira, para que todas as pessoas entendam. “A OMS publica vídeos explicando o que é verdade e o que é falso sobre esse vírus, nós conseguimos comunicar muito. Temos conferências de imprensa três vezes por semana. É importante que os cientistas tenham a voz, mas as pessoas leigas não entendem, então temos que aprender a usar a linguagem leiga para comunicar”, disse.

A cientista ressaltou em entrevista publicada no site da Agência Brasil que esta é a maior cooperação já vista. “A única forma de vencer essa pandemia é compartilhando conhecimento e recursos”, afirmou. Segundo Soumya Swaminathan, as pesquisas progrediram muito nos últimos quatro meses e foi feito um banco de dados público com mais de 30 mil sequências genômicas do vírus, que está sendo usado no desenvolvimento de vacinas.

Temos hoje mais de 200 vacinas em desenvolvimento e oito candidatas que já estão em ensaios clínicos mais avançados. O Brasil será um ator importantíssimo para o desenvolvimento de novas vacinas, pela capacidade do país e a liderança da Fiocruz para conseguir realizar esses estudos de alta qualidade que vocês precisam”, disse Soumya sobre a importância do Brasil na busca por uma vacina eficaz.

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências em visitas repetidas.
    Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. Para mais informações consulte nossa Política de Privacidade.