emec

Pesquisa estuda lágrimas de animais para tratamento oftalmológico

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Pesquisadoras da Universidade Federal da Bahia (UFBA) estão desenvolvendo um estudo, onde lágrimas de animais, como araras, jacarés e tartarugas marinhas, podem auxiliar a sanar problemas oftalmológicos em humanos, podendo ainda ajudar a entender sobre a evolução das lágrimas em diferentes espécies.  O projeto foi desenvolvido pelas médicas veterinárias Ana Cláudia Raposo e Ariane Lacerda, com a orientação da doutora em Oftalmologia Veterinária Arianne Oriá, que é professora da UFBA.

O estudo foi publicado na quinta-feira (13) no periódico Frontiers in Veterinary Science. Segundo ele, as lágrimas têm papel importante no cuidado de uma visão saudável em todas as espécies. Até o momento, poucas pesquisas haviam sido realizadas, a maioria delas em mamíferos como cavalos, cães e camelos.

Nós percebemos que determinados animais conseguem ficar em diferentes ambientes sem que isso represente uma agressão aos olhos. Imagine como seria se a gente pudesse ficar o tempo todo embaixo da água sem irritar os olhos. Esse entendimento começou a existir a partir da observação dos jacarés, no zoológico de Salvador. Eles ficam muito tempo embaixo da água, que é uma água salobra natural para a sua espécie. Notamos também que além de ficar com o olho aberto nessas condições, ele permanecia cerca de 1h30 sem piscar e sem que isso interferisse na sua proteção ocular”, revela Ana Cláudia.

As pesquisadoras avisam que esse foi apenas mais um passo para uma compreensão maior das lágrimas em diferentes espécies. O estudo poderá ajudar a compreender melhor a evolução e até auxiliar no desenvolvimento de tratamentos para os olhos.

Conheça as Pós-graduações FGMED

As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Você concorda com o uso de todos os cookies?