Pesquisa estuda lágrimas de animais para tratamento oftalmológico

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Pesquisadoras da Universidade Federal da Bahia (UFBA) estão desenvolvendo um estudo, onde lágrimas de animais, como araras, jacarés e tartarugas marinhas, podem auxiliar a sanar problemas oftalmológicos em humanos, podendo ainda ajudar a entender sobre a evolução das lágrimas em diferentes espécies.  O projeto foi desenvolvido pelas médicas veterinárias Ana Cláudia Raposo e Ariane Lacerda, com a orientação da doutora em Oftalmologia Veterinária Arianne Oriá, que é professora da UFBA.

O estudo foi publicado na quinta-feira (13) no periódico Frontiers in Veterinary Science. Segundo ele, as lágrimas têm papel importante no cuidado de uma visão saudável em todas as espécies. Até o momento, poucas pesquisas haviam sido realizadas, a maioria delas em mamíferos como cavalos, cães e camelos.

Nós percebemos que determinados animais conseguem ficar em diferentes ambientes sem que isso represente uma agressão aos olhos. Imagine como seria se a gente pudesse ficar o tempo todo embaixo da água sem irritar os olhos. Esse entendimento começou a existir a partir da observação dos jacarés, no zoológico de Salvador. Eles ficam muito tempo embaixo da água, que é uma água salobra natural para a sua espécie. Notamos também que além de ficar com o olho aberto nessas condições, ele permanecia cerca de 1h30 sem piscar e sem que isso interferisse na sua proteção ocular”, revela Ana Cláudia.

As pesquisadoras avisam que esse foi apenas mais um passo para uma compreensão maior das lágrimas em diferentes espécies. O estudo poderá ajudar a compreender melhor a evolução e até auxiliar no desenvolvimento de tratamentos para os olhos.

Conheça as Pós-graduações FGMED

As pós-graduações do FGMED são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 11 1111.

Leia mais notícias e artigos

Está pronto para um upgrade
na sua carreira?

    Quero mais

    INFORMAÇÕES


    Preencha o formulário
    e em breve entraremos em contato.

    Pronto!
    Agora é só aguardar o nosso contato.

    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências em visitas repetidas.
    Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. Para mais informações consulte nossa Política de Privacidade.